Guiné- Bissau está a viver num "clima de terror"

Guiné-Bissau
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O presidente da Rede de Defensores dos Direitos Humanos, Fodé Mané, visitou hoje uma das jornalistas que ficou ferida durante o ataque à rádio Capital FM, esta segunda-feira, na Guiné-Bissau.

"Estamos no hospital Militar, a equipa de concertação da organização da sociedade civil veio inteirar-se do estado de saúde em que se encontra a nossa colega Maimuna Bari ver o que é preciso fazer para resolver a sua condição de saúde", explicou.

Fodé Mané, alertou para a "vulnerabilidade" e para "clima de terror" que se vive na Guiné-Bissau.

"Aquilo que aconteceu à nossa colega Maimuna Bari e ao Dr. Rui Landim mostra a vulnerabilidade em que está a nossa sociedade. Estamos perante um Estado, que para além de não estar em condições de garantir segurança às pessoas, ainda permite que os seus meios e os seus agentes sejam utilizados para criar um clima de terror e de medo. Há uma sensação de insegurança, de terrorismo, em que todo o mundo está vulnerável e indefeso neste momento”, explicou.

O jurista apontou o dedo à Comunidade Internacional que permanece em silêncio face à perseguição política a que estão sujeitos os activistas guineenses.

"Os activistas que lutam para que os direitos humanos sejam respeitados estão a ser perseguidos, estão a ser ameaçados e não há uma correspondência em termos de solidariedade, de apoio internacional, os activistas sentem-se abandonados nesta luta", denunciou.

Fode Mané disse ainda que a solidariedade que o Governo recebeu durante a alegada tentativa de golpe de Estado, na semana passada, não é a mesma que está a ser dada às vítimas de perseguição política.

“O que aconteceu no dia 1 de Fevereiro é muito grave, mas a solidariedade que foi prestada ao Governo, ao poder político, não corresponde minimamente com a atenção que está a ser dada às questões de violação dos Direitos Humanos”, concluiu.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus