20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Angola pondera contratar professores cabo-verdianos

Angola pondera contratar professores cabo-verdianos

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Angola e Cabo Verde vão assinar, no início de Fevereiro, uma série de acordos de cooperação, com destaque para a área da Educação, revelou o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, deixando em aberto a contratação de professores

cabo-verdianos para o sistema de ensino angolano.
A possibilidade foi avançada pelo chefe da Diplomacia angolana, à margem da 30.ª Cimeira da União Africana, que decorre na Etiópia.
Segundo Manuel Augusto, Cabo Verde tem um excedente de professores que poderão ser uma mais-valia em Angola, em especial no ensino da Língua Portuguesa.
"Cabo Verde tem quatro mil professores e pode haver uma contratação", adiantou o ministro das Relações Exteriores, em declarações citadas pelo Jornal de Angola.
O compromisso tem "pernas para andar" já em Fevereiro, com a vista do ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades de Cabo Verde a Luanda. Na agenda de Luís Filipe Tavares está a assinatura de vários acordos, com destaque para a área da Educação.
Recorde-se que, em Outubro do ano passado, a ministra da Educação, Cândida Teixeira, admitiu que o país necessita de mais de 20 mil novos professores no ensino geral para fazer face à escassez de quadros de que o sector padece.
"A grande preocupação apresentada pelos responsáveis do sector é gritante carência de docentes", além da escassez de recursos financeiros e materiais, apontou a titular da Educação, à margem de uma reunião.
"Neste encontro com os directores nacionais, principalmente com a directora Nacional de Formação de Quadros, estivemos a ver de que forma é que, junto do MINFIN, conseguimos fazer a admissão urgente de novos professores, acima de 20 mil, para colmatar esta dificuldade existente nas províncias", informou a ministra.

 

Fonte:da Redação e Por Angonoticias.com
Reditado para:Noticias do Stop 2018

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews