
Há vários tipos de incidentes que podem implicar o roubo de palavras-passe e o seu uso indevido, incluindo esquemas de phishing. Existem três tipos de incidentes que implicam necessariamente o uso indevido de palavras-passe por um agente malicioso: o compromisso de conta não privilegiada; o compromisso de conta privilegiada; e a tentativa de login. O tipo de incidente mais frequente é o compromisso de conta não privilegiada.
Os meses de agosto e setembro foram particularmente significativos, com 16 e 28 incidentes, respetivamente. Ainda neste período, os três tipos de incidentes somavam em conjunto 108 registos, correspondendo a 8% do total de incidentes.
O boletim relembra que os indivíduos em Portugal têm menos cuidados com o uso de palavras-passe do que a média da União Europeia. Em 2019, apenas 15% dos indivíduos admitiam ter passado a utilizar palavras-passe mais complexas fruto de preocupações com a Internet, quando a média da União Europeia foi de 26%.
Recorde-se que, apesar de se saber que ter uma password única, forte e complexa para cada uma das suas contas única é essencial para manter a segurança, a lista revela que as repetidas recomendações dos especialistas continuam a não ser seguidas pelos utilizadores.
Em Portugal, o ranking de passwords é liderado por sequências de números entre 1 e 9, mas também se destacam os clubes de futebol, com “benfica”, “sporting” e “fcporto”, entre as mais frequentes, mas também “portugal” e vários nomes femininos como o tradicional “maria” ou “princesa”.
Fonte:da Redação e da maistecnologia.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2021
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 Em criação o Aplicativo
para receber notícias diariamente em seu celular no grupo Stopmz
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão
