Ao mesmo tempo que reconhece o potencial da IA, Sunak enfatiza a necessidade da mesma ser segura. Para o Primeiro-Ministro, o setor de tecnologia é fundamental para o crescimento econômico do Reino Unido. Mas ele também reconhece que muitas vezes novas tecnologias, antes de se tornarem amplamente adotadas, enfrentam desafios semelhantes aos da IA, como preocupações em relação à substituição de empregos.
“As possibilidades (da IA) são extraordinárias. Mas devemos e iremos fazê-la com segurança”, disse Sunak num discurso na conferência London Tech Week.
Para enfrentar esses desafios, o governo britânico dividiu a responsabilidade regulatória da IA entre órgãos já responsáveis pela proteção dos direitos humanos, saúde e segurança, e concorrência. Desta forma, espera-se oferecer proteção adequada aos cidadãos, enquanto se fomenta o desenvolvimento e a adoção da IA no país.
É digno de nota que o Primeiro-Ministro Rishi Sunak conseguiu o apoio do Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta iniciativa. Isto é de grande importância, visto que torna possível uma cooperação internacional no âmbito da regulamentação de IA, que potencialmente terá um impacto global.
“Quero fazer do Reino Unido não apenas o lar intelectual, mas o lar geográfico da regulamentação global de segurança da IA”.
O Reino Unido procura aproveitar a sua posição como uma das nações líderes em tecnologia e inovação para se tornar um centro global para a regulação da IA. O país tem vindo a investir em pesquisa e desenvolvimento dessa tecnologia há algum tempo, e agora procura criar condições seguras e favoráveis para a sua adoção em todos os setores da economia.
Sunak disse que o setor de tecnologia está no centro da sua prioridade para o crescimento da economia e, embora reconheça que os funcionários estão preocupados com os seus empregos, as tecnologias anteriores apresentaram desafios semelhantes.
“Obviamente a preocupação das pessoas é com empregos”, disse. “Já lutamos com essas coisas no passado.”
Em março, a Grã-Bretanha optou por dividir a responsabilidade regulatória da IA entre os órgãos que supervisionam os direitos humanos, saúde e segurança e a concorrência, em vez de criar um novo órgão dedicado à tecnologia.
“Este é um momento em que os contornos do mundo para o resto deste século estão a ser definidos”, disse o ministro das Finanças, Jeremy Hunt, na conferência.
“Gostaria que este país fosse uma força para o bem, garantindo que isso seja definido de forma que a tecnologia possa realmente beneficiar a todos”.
Fonte:da Redação e da maistecnologia.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP