MusicLM, é o modelo que foi treinado para criar composições tal como outros sistemas como o DALL-E são usados na criação de imagens a partir de avisos escritos. Embora não se possa aceder e usar MusicLM por si só, o Google forneceu várias amostras áudio do que o sistema de IA pode produzir criativamente.
Os exemplos musicais gerados pela IA mostrados pela empresa são de facto impressionantes. Depois de ser apresentado com breves descrições que especificam um género, vibração geral e até instrumentos particulares, o modelo foi capaz de produzir trechos de 30 segundos que parecem ser canções genuínas.
A demonstração do chamado “modo história” foi particularmente marcante: aqui o modelo recebeu um guião e foi instruído para fazer a transição entre diferentes estímulos. Esta incrível tecnologia abriu novas possibilidades para a indústria musical, fornecendo aos compositores uma ferramenta poderosa que os pode ajudar a dar vida às suas ideias rapidamente e facilmente. Além disso, tem permitido aos criadores de todo o tipo de origens produzir faixas de áudio de alta qualidade sem precisar de qualquer conhecimento técnico ou capacidades musicais avançadas.
Apesar de o Music LM conseguir simular vocais humanos com algum grau de acerto no tom e no som geral, a qualidade sonora que é produzida é, infelizmente, longe de ser satisfatória.
Numa experiência recente, um algoritmo foi direcionado para criar uma música que fosse adequada para tocar num ginásio. O que ele gerou foi algo que não soava bem na língua inglesa, e após uma inspecção mais detalhada, tornou-se evidente que a letra era um completo disparate.
Embora não possamos fazer qualquer afirmação sobre como os engenheiros do Google conseguiram criar o seu novo algoritmo, vale a pena notar que a empresa lançou um trabalho de pesquisa a detalhar o processo na sua totalidade conforme pode verificar na foto abaixo.
A música gerada por IA tem sido uma área de inovação significativa durante décadas. Sistemas como o StableDiffusion têm uma história comprovada de gerar canções pop, replicando as obras de Bach com um nível de precisão superior ao que os humanos eram capazes de fazer nos anos 90, e fornecendo acompanhamento musical a atuações ao vivo.
Como em outras incursões nesse tipo de IA, o Google está a ser significativamente mais cauteloso com o MusicLM do que alguns com esta tecnologia. “Não temos planos de lançar modelos neste momento”, conclui o documento, citando os riscos de “potencial apropriação indevida de conteúdo criativo e potencial apropriação cultural ou deturpação.
Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP