25
Qui., Abr.
0 New Articles

Vem aí uma fábrica de comida feita a partir de dióxido de carbono

Tecnologia
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A Solar Foods, uma empresa finlandesa de tecnologia de alimentos, famosa pelas suas várias abordagens em relação à proteína alternativa, sendo a mais popular os micróbios cultivados com eletricidade e ar, está pronta para dar passos maiores em 2023.

A empresa está a construir a sua primeira fábrica em escala comercial perto de Helsínquia, na Finlândia, que pode produzir alimentos diretamente a partir do dióxido de carbono.


“Estamos um pouco atrasados, mas a produção pode começar em 2023”, disse Pasi Vainikka, CEO da Solar Foods. Vainikka acrescentou que a fábrica terá capacidade para produzir 100 toneladas de soleína por ano, o que será suficiente para quatro ou cinco milhões de refeições.

soleina

A proteína alternativa, a solein ou soleína, e o seu uso em diversos alimentos, já tem vindo a ser testada numa fábrica piloto há dois anos. Recentemente, a Business Finland aprovou uma doação de 34 milhões de euros para a Solar Foods, tornando-a na maior doação pública de sempre para a agricultura celular. Em setembro de 2022, a Solar Foods também foi selecionada para fazer parte do núcleo estratégico da economia do hidrogénio da Comissão Europeia.

Esta startup produz proteína de alta tecnologia a partir do ar usando energia solar. A soleína tem o aspeto de um pó amarelo e a consistência de um gelado de baunilha (mas sem sabor).

A Solar Foods pretende criar uma forma ecológica de nos alimentarmos. “Estamos aqui para substituir a nutrição de origem animal, essa é a nossa grande missão, eu diria, para todas as empresas de alimentos de origem vegetal e similares”, afirma Vainikka. “O problema no sistema alimentar é, de um modo geral, fazer a criação industrial de animais. Cultivar e colher esse tipo de alimento com significativamente menos recursos e sem animais, resumidamente, é o que estamos a fazer”, conclui.

A comida pode ser produzida com emissões de gases de efeito estufa quase nulas.

 

 

 

Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews