conhecido como projeto VoCo (Project VoCo), e será uma aplicação completa de edição de áudio.
Além de ferramentas de edição e mecanismos de cancelamento de ruído, projeto VoCo trará um recurso no mínimo assustador: aparentemente, será capaz de gerar palavras com voz do narrador. Basicamente, consegue reconhecer a voz do narrador e replicá-la. Para isso, será necessário ter pelo menos 20 minutos de áudio gravado. A partir daí, ele passa a ser capaz de gerar palavras que não foram ditas. De acordo com a demonstração do evento, o projeto VoCo funcionou perfeitamente, criando palavras extremamente parecidas com o que Jin diria (mas não chegou a dizer).
Ainda não é claro se o projeto VoCo será uma aplicação completa ou uma ferramenta separada. A Adobe tem o seu próprio editor de áudio (Adobe Audition), então ele pode ser anunciado como um plugin. Pode também ocorrer uma fusão entre ambos, já que nada foi dito a respeito. Até o momento, a aplicação está em desenvolvimento no Adobe Research e na universidade de Princeton.
Conforme eu havia dito (ou não)
“Quando se grava vozes, diálogos e narrações, as pessoas geralmente gostam de mudar ou inserir uma ou várias palavras por causa de um erro ou simplesmente por querer mudar uma parte da narrativa“, diz a Adobe em nota oficial. “Nós desenvolvemos uma tecnologia chamada Project VoCo onde você pode simplesmente digitar o que você gostaria de mudar ou inserir na gravação. O algoritmo faz o resto e faz parecer que o narrador original disse essas palavras“.
Ou seja, seria um verdadeiro “Photoshop de áudio”. É interessante pensar nas aplicações do projeto VoCo dentro de alguns anos, ainda mais se considerarmos a importância que o Photoshop (editores de imagens, de uma forma geral) e ainda tem nos dias de hoje.
Fonte:Creative Bloq
Reditado para:Noticias Stop 2016
Fotografias:Getty Images / Reuters /EFE