O administrador do distrito de Mopeia, Vidal Bila, disse que os homens armados da Renamo assaltaram o comando distrital da Polícia, onde queimaram duas viaturas.
“ Invadiram o comando e queimaram o carro do comando e outro da Educação, que estava estacionado. Encontraram um preso, foi morto e entraram na sala de sessões do governo, tiraram o cortinado, havia alguma comida, que era o resto daqueles que queriam fazer o balanço, levaram, e algumas cadeiras plásticas na sala de sessões, também lavaram”, disse o administrador do distrito de Mopeia, Vidal Bila.
Entretanto o governador da Zambézia condenou o ataque à vila-sede distrital de Mopeia.
Abdul Razaque referiu que os ataques da Renamo dificultam o restabelecimento efectivo da paz, tendo em conta o diálogo entre esta formação política e o Governo, com apoio de facilitadores internacionais e nacionais.
“ Eu lamento muito, é uma tristeza muito grande, nós esperávamos que a Renamo tivesse uma postura diferente daquela que tem agora. Já dissemos várias vezes e não só, o nosso Chefe do Estado tem falado diversas vezes que nós estamos em processos de diálogo, com perspectivas muito boas para que a paz regresse ao nosso país. Infelizmente a Renamo continua a pautar com esta atitude de violência, de ataques, de criar dificuldades a nossa população, mas lamento muito e esperemos que o bom senso impere e que haja, da parte da Renamo, uma atitude positiva, uma atitude de respeito pela vida humana, pela lei e pela Constituição da República; isto não pode continuar assim, impávidos e serenos a ataques à população e a empreendimentos económicos”, referiu o governador da Zambézia.
Fonte:Rm.co.mz
Reditado para:Noticias Stop 2016