O primeiro ministro, Adriano Maleane, está na província de Nampula a efectuar o levantamento dos estragos causados pelo ciclone tropical Gombe, que matou 15 pessoas e aponta as prioridades do executivo na reposição dos serviços básicos.
"Água, energia, vias de acesso e depois encontrarmos as soluções para as pessoas poderem regressar às suas casas muito rapidamente e depois desocupar as escolas para também servir para a finalidade para que foram criadas", defendeu o representante do governo.
Já na província da Zambézia, também seriamente afectada pelo ciclone, o delegado do Instituto Nacional de Gestão de Riscos de Desastres, Nelson Ludovico, revela o que não escapou à fúria do fenómeno.
"Destruição de 425 casas, afectando igual número de famílias num universo de 610 pessoas e também tivemos o registo de 17 feridos, felizmente não temos a reportar óbitos", detalhou Nelson Ludovico.
De salientar que, contas ainda bastante provisórias, indicam que o ciclone Tropical Gombe afetou mais de 12 mil pessoas, que estão abrigadas em 25 centros de acomodação provisória, abertos nas províncias da Zambézia e Nampula, onde mais de 14 mil infraestruturas foram destruídas.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP