
O director-adjunto de Electrificação e Projectos na Electricidade de Moçambique, Abraão Rafael, diz estar na origem da reprogramação da conclusão das obras uma avaria registada nas turbinas do transformador na subestação de Chibata, aquando da testagem dos grupos já terminados.
“Estava tudo previsto para Dezembro, mas tivemos alguns constrangimentos aquando da testagem dos novos aparelhos montados. Registamos uma avaria e tivemos que começar de novo com a montagem de novas peças. Está tudo acautelado para Janeiro”, assegurou Rafael citado pelo jornal “Diário de Moçambique”.
Rafael precisou que dos sete grupos geradores em obras, cinco já foram recuperados e estão a operar plenamente, estando previsto o fim dos trabalhos em Janeiro próximo.
Lembrou que as obras foram iniciadas em Novembro de 2013 e assessoradas pelos consórcios francês e norueguês, designados Cedelec e Hidrokarst Rain Power, foram avaliadas em cerca de 120 milhões de dólares.
Chicamba está a beneficiar da reabilitação de dois grupos geradores, turbinas e alternadores, modernização de sistema de controlo refrigeração de máquinas, sistema auxiliar de baixa tensão e corrente alternada e continua, quatro comportas de superfície na barragem e reabilitação da ponte rolante.
Fonte:RM
Reditado para:Noticias Stop 2016
