Este novo recorde resulta de investimentos realizados pela empresa.
Uma nota da HCB aponta que esta produção foi atingida num ano em se comemora o oitavo aniversário da reversão da empresa para o estado moçambicano.
O último máximo foi atingido em dois mil e nove, quando a produção se situou em 16.574 mil gigawatts hora.
O documento da Hidroeléctrica de Cahora bassa indica que estes resultados surgem no âmbito da implementação do Plano de Engenharia. No plano destacam-se a reabilitação dos descarregadores da barragem, reabilitação da subestação conversora do Songo, entre outras intervenções.
A empresa HCB investiu cinco mil milhões de meticais e as vendas de energia situaram-se em doze mil milhões de meticais, acrescenta a nota.
Entretanto, o governo alemão vai disponibilizar vinte e nove milhões de euros para apoiar projectos destinados a melhorar o fornecimento de energia eléctrica em Moçambique.
Um comunicado da imprensa da empresa Electricidade de Moçambique refere que daquele montante, vinte milhões de euros servirão para financiar a linha de transmissão de energia Moçambique-Malawi e nove milhões para financiar o Plano de Investimento de Curto Prazo da EDM.
"Todas as operações só poderão ser postas em prática após a entrada em vigor dos acordos entre os governos de Moçambique e Alemanha e dos contratos de financiamento e empréstimo e de execução com a instituição financeira alemã", refere o comunicado.
Fornecido por: RM.CO.MZ 2016.( STOP)