As cerimónias centrais do Dia Internacional da Criança terão lugar, esta quarta-feira, no distrito de Ribauè, província da Nampula e serão dirigidas pela Primeira-dama, Isaura Nyusi.
Á sua chegada à Nampula, a esposa do Presidente da República repudiou os actos de violência que atentam à Paz e põem em causa o bem-estar da criança.
Sobre o 1 de Junho, a Frelimo saúda a criança moçambicana pela passagem da data.
Em comunicado de imprensa enviado á nossa redacção, a Frelimo condena os actos que violam os direitos da criança, tais como o abuso sexual, casamentos prematuros e tráfico de menores.
No mesmo documento, exorta os pais, os encarregados de educação e outros seguimentos sociais a unir esforços na educação, instrução e moralização das crianças.
O Dia Internacional da Criança é geralmente marcado por palestras sobre os direitos da criança e o seu bem-estar, programas infantis de televisão, festas, saídas em família, e outras diversas acções, que envolvam ou que são dedicadas às crianças.
Mas de onde vem esta data?
A Convenção sobre os Direitos da Criança (CDC), foi criada em 1959 e adoptada, por unanimidade, por todos os países das Nações Unidas (ONU), a 20 de Novembro de 1989.
O documento enuncia um amplo conjunto de direitos fundamentais (os direitos civis e políticos, e também os direitos económicos, sociais e culturais) de todas as crianças, bem como as respectivas disposições para que sejam aplicados.
No entanto, é a data da Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança, realizada e proclamada em Genebra, na Suíça, a 1 de Junho de 1925, que veio ficar mais popular como o Dia Internacional da Criança, na grande maioria dos países do mundo.
O Dia Internacional da Criança foi comemorado, pela primeira vez, no mundo inteiro a 1 de Junho de 1950.
Fonte:Rm.co.mz
Reditado por: Stop Noticias 2016