25
Qui., Abr.
0 New Articles

DEPRESSÃO TROPICAL FUSTIGA REGIÕES CENTRO E NORTE DO PAÍS

DEPRESSÃO TROPICAL FUSTIGA REGIÕES CENTRO E NORTE DO PAÍS

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Instituto Nacional de Meteorologia, INAM, alerta sobre a aproximação de uma depressão tropical, marcada pela ocorrência de chuvas intensas, trovoadas e ventos fortes, a partir da tarde de hoje, em quase todos os distritos das províncias de Nampula

, Cabo Delgado e parte do Niassa, na região norte e Zambézia, no centro.
Um comunicado do INAM refere que na província da Zambézia o temporal vai-se fazer sentir com maior incidência nos distritos de Gurué, Alto Molócué, Gilê e Pebane e em Niassa vai atingir os distritos de Mecula, Marrupa e Nipepe.
A fonte explica que o sistema de baixas pressões que se localiza sobre o extremo norte do canal de Moçambique evoluiu para depressão tropical, podendo atingir o nível de Tempestade Tropical Moderada de categoria 1.
Como consequência da deslocação progressiva desta depressão na direcção das províncias de Nampula e Zambézia, o INAM prevê a continuação de ocorrência de chuvas intensas mais de 100 milímetros em 24 horas acompanhadas de trovoadas severas, nas províncias indicadas.
Para além disso, prevê-se a ocorrência de ventos com rajadas até 80 quilómetros por hora, principalmente ao longo do litoral pelo que o INAM apela à tomada de medidas de precaução e segurança face aos riscos associados aos ventos fortes, agitação marítima e descargas eléctricas.
Para a tomada de medidas preventivas contra esta depressão o Conselho Técnico de Gestão de Calamidades reuniu-se, semana passada em Maputo, para traçar um plano de contingência para este fenómeno, tendo já mobilizado uma equipa multissectorial que está a monitorar a evolução dos acontecimentos no terreno.


Fonte:da Redação e Por RM
Reditado para:Noticias do Stop 2018

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews