Sistema que controla a estabilidade dos carros no país é adiado para 2020

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Esse equipamento, chamado de controle de tração, salva vidas. Ele ataca diretamente uma das principais causas de mortes nas estradas brasileiras. Justamente as manobras perigosas, barbeiragens que poderiam ser evitadas como mais prudência dos motoristas.

Nos países onde esse sistema já é obrigatório, o número de acidentes caiu 40%.

Você já passou por aquela situação do carro sambar na pista?

“Sim, foi mais de uma vez, e chovendo,  principalmente, na chuva”, diz um motorista.

Derrapagem, quem nunca? Às vezes pode acabar em uma tragédia, um acidente grave mesmo, como o que a mãe do motorista Miguel Ferreira Filho morreu.

“Na hora dá um desespero muito forte, muito grande, é uma coisa que eu não desejo para ninguém, porque, realmente, quando você perde o controle do carro, aí fica difícil”, diz Miguel.

E como muita gente pega a estrada nessa época, o alerta: respeite a velocidade, o outro motorista, a sinalização da via. Mil e quinhentas pessoas morrem por ano, juntando os capotamentos, saídas da pista e tombamentos. E acontece inclusive com motorista experiente, carro de qualidade.

Nos Estados Unidos e na Europa os carros vêm com um sistema de segurança para, digamos, corrigir o que o motorista não dá conta. É o sistema de controle de estabilidade. Mas aqui no Brasil esse sistema só vai ser obrigatório em 2020 para modelos e versões novas.

O controle de estabilidade é justamente para a gente, que está dirigindo, não perder o controle do carro em situações de risco. Se, por exemplo, a gente vira o volante de uma hora para outra na direção contrária à que o carro está indo, o sistema entra em ação automaticamente e coloca o carro no rumo certo.

Estudos feitos fora do Brasil mostram que onde o sistema já é usado, o número de acidentes caiu 40%.

Para o especialista em trânsito da UnB, Davi Duarte, como a tecnologia já é conhecida, não há justificativa para adiar para daqui 4 anos a fabricação de carros com mais esse item de segurança.

“Num pais como o Brasil, onde as rodovias não são boas, tem muitos buracos e um tráfego misto, muitas vezes na rodovia, pedestres e animais atravessando, isso seria fundamental para melhorar o nível da nossa segurança”, diz..

Especialistas dizem que em 2020 a tecnologia será diferente, mais moderna. O governo disse que qualquer novidade que apareça até poderá será usada.

“A gente não definiu os itens do controle de estabilidade, não está definido quantos canais e como vai ser implantado em cada tipo de veículo, então toda inovação nesse tipo de sistema eles ainda conseguem inserir”, explica Juliana Lopes Nunes, coordenadora Geral de Trânsito.

É, mas nesses quatro anos, quantos acidentes poderiam vir a ser evitados?

“Complica né, tem que rezar muito para nos proteger, com certeza”, diz uma motorista.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores diz que a implantação do sistema precisa ser gradativa para adequar os projetos dos carros.

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