23
Ter., Abr.
0 New Articles

Terremoto deixa mortos na Turquia e na Grécia

Após o tremor de terra, ocorreu um tsunami de pequena intensidade

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Um terremoto de 6,7 graus na escala Richter atingiu o Mar Egeu e deixou dois turistas mortos e 200 pessoas feridas na Grécia e na Turquia na noite dessa quinta-feira. As zonas mais atingidas foram a ilha grega de Kos e a cidade turca de Bodrum.


Após o tremor de terra, ocorreu um tsunami de pequena intensidade, mas que deixou população e turistas em pânico.
De acordo com fontes locais, há 120 pessoas feridas em Kos, sendo três em estado grave, e 70 em Bodrum. Os dois mortos são de nacionalidades turca e sueca.
O terremoto, que ocorreu a 1h31 da madrugada (19h31 de quinta-feira no horário de Brasília), foi localizado no litoral da cidade costeira de Marmaris, na província de Mugla, informou o USGS. Fica perto das cidades turcas de Bodrum e Datca, ambas importantes centros turísticos, e a ilha grega de Kops, no arquipélago das Ilhas do Dodecaneso.
A governadora de Mugla, Esengul Civelek, disse que os relatos iniciais mostraram que não houve grandes danos. Ela afirmou que um pequeno número de pessoas sofreu ferimentos leves.
O prefeito de Mugla, Osman Gurun, disse que cortes de energia afetaram certas partes da província e que as operadoras de telefonia sofreram problemas devido a sobrecargas. O prefeito de Bodrum, Mehmet Kocadon, declarou que o terremoto causou rachaduras pequenas em alguns edifícios antigos.
A emissora turca NTV informou que réplicas do tremor estavam sendo sentidas na região, sendo que um terremoto secundário de magnitude 4,6 ocorreu a 1h52.
O terremoto, inicialmente relatado como de magnitude 6,9, foi muito superficial, apenas 10 km abaixo do fundo do mar, informou o Serviço Geológico dos EUA.
O órgão de desastres e emergências da Turquia (AFAD) disse que o tremor teve magnitude de 6,3, enquanto as autoridades locais afirmaram que o terremoto foi sentido na costa do Mar Egeu.
Um tremor de magnitude 6,7 é considerado forte e capaz de causar dano considerável, mas os efeitos deste teriam sido atenuados por golpes no mar.
A Turquia é propensa a terremotos porque está localizada entre a placa arábica e a placa euro-asiática.

 

 

Fonte:da Redação e Por Da Reuters com Ansa
Reditado para:Noticias do Stop 2017
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus