O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou nesta quinta-feira, 22 de Agosto, que visitou a região de Sumi, no norte da Ucrânia, na fronteira com Kursk, na Rússia, palco de uma grande ofensiva de Kiev desde o inicio do mês
Nas redes sociais, Volodymyr Zelensky afirma que visitou a região russa de Kursk, pela primeira vez e que se reuniu com altos responsáveis militares presentes no terreno.
“Visitei a área fronteiriça da região de Sumy e me encontrei com o comandante-em-chefe Syrsky e o chefe da administração militar da região de Sumy”, disse.
O gabinete de Zelensky acrescenta que o Presidente ucraniano se encontrou com o chefe do Exército, Oleksandr Syrskyi, que planeou que planeou a operação em máximo sigilo, conseguindo surpreender a Rússia. Zelensky afirmou ainda que desde a operação, houve uma diminuição dos ataques russos, e do número de vítimas civis, na região de Sumi.
O vice-chefe do conselho de segurança da Rússia, Dmitry Medvedev, afirmou que a incursão ucraniana na região russa de Kursk significa que não haverá negociações entre Moscovo e Kiev até que a Ucrânia seja completamente derrotada.
Esta manhã, a Rússia afirmou que abateu 28 drones ucranianos em várias regiões, nomeadamente na região de Volgogrado, onde ocorreu um incêndio numa instalação do Ministério da Defesa. O exército russo que reivindicou a captura da aldeia de Jelanné, localizada na região ucraniana de Donetsk (leste) a cerca de vinte quilómetros da cidade de Pokrovsk, um importante centro logístico.
Director da AIEA vista a central nuclear de Kursk
O director-geral da Agência Internacional da Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, anunciou que deverá visitar, na próxima semana, a central nuclear de Kursk, a região russa alvo de uma ofensiva ucraniana.
A central de Kursk, uma das três maiores da Rússia, tem seis reatores, dois dos quais “estão totalmente operacionais”, segundo a AIEA. Das restantes unidades, duas estão em paragem e duas em construção.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP