Chegam a Moçambique 4 dos 15 estudantes fugidos da guerra na Ucrânia

Ucrânia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Os estudantes moçambicanos foram recebidos no Aeroporto Internacional de Maputo por familiares e pelo Diretor do Instituto Nacional para as Comunidades Moçambicanas no Exterior, Armando Muiuane, que admitiu que o regresso dos compatriotas a terra não foi uma tarefa fácil.

"Houve uma grande movimentação dos pais e dos próprios estudantes. Portanto tivemos uma estudante que estava cá em Maputo, em conexão com a nossa Embaixada em Berlim. Em Moscovo criaram-se dois grupos de contacto, então o Governo estava todo ele envolvido nisto em que condições é que estavam. Há muita coisa que não podíamos fazer dentro da Ucrânia com certeza, mas íamos acompanhando as facilidades que poderiam ser criadas para que eles estivessem em local seguro", disse o responsável político.

E porque este primeiro grupo de estudantes viu o sonho de formar-se na Ucrânia desmoronar-se, Shakila Momade pede apoio para a prossecução dos estudos em Moçambique.

"Iríamos agradecer imenso se tivéssemos ajuda da Embaixada ou para dar continuidade aos nossos estudos", disse a estudante.

Neste momento, de acordo com dados do Ministério do Interior de Moçambique, 11 estudantes nacionais que fugiram da Ucrânia, encontra-se seguros na Polónia e na Finlândia.

 

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus