Foi há uma semana que Teresa Teixeira e Domingos de Oliveira (Oliver), juntamente com Cláudio Chicaia, chegaram à Polónia. Fugiram juntos de uma Ucrânia em guerra e fizeram uma viagem difícil, com episódios de “muito sofrimento”. Teresa e Oliver escolheram ir para Paris para começar uma nova vida. Conseguiram ajuda graças a uma associação e têm à sua espera um alojamento.
A RFI tem estado a acompanhar a viagem destes jovens desde que atravessaram a fronteira polaca e eles contam-nos, em vídeo, as suas expectativas na nova etapa: de Varsóvia até Paris.
Saímos de Kiev, conseguimos atravessar a fronteira e estamos na Polónia, neste momento, de malas feitas a caminho de Paris”, conta o jovem no vídeo enviado à RFI.
“Foi uma aventura porque passámos por várias coisas que não imaginávamos. Foi muito sofrimento. Foi uma experiência que eu não gostaria de voltar a passar, mas graças a Deus estamos bem”, continua Teresa.
“Pensamos num futuro ainda melhor na jornada que estamos a caminhar para França e podermos continuar a realizar os nossos sonhos”, completa Oliver.
Para ele, o sonho é fazer, em Paris, um curso de actuação para trabalhar no cinema. Para ela, o sonho é realizar um curso na área da Banca e Finanças ou, então, de música.
Teresa Teixeira, de 21 anos, estava desde 2019 em Kiev, a estudar gestão industrial em Lviv. Oliveira Domingos, de 22 anos, estava desde 2018 na capital ucraniana, onde estudou engenharia e marketing. A guerra interrompeu os estudos, tiveram de sair mas querem ficar na Europa, ainda que os próximos tempos sejam de incerteza.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP