Fumar em espaços públicos e ao ar livre na capital financeira e da moda de Itália, Milão, é agora proibido. É a extensão mais rigorosa de uma série de proibições que tiveram início em 2021, com o objetivo de "melhorar a qualidade do ar da cidade".
Fumar passou a ser proibido em espaços públicos e ao ar livre na segunda maior cidade de Itália, Milão.
A proibição em toda a cidade entra em vigor a partir de 1 de janeiro, sendo a proibição mais rigorosa até à data para fumar na capital italiana da moda.
Quem infringir a nova legislação poderá ser sujeito a coimas que variam entre 40 e 240 euros.
As autoridades locais afirmam que a medida se aplica a "todos os espaços públicos, incluindo as ruas", mas prevê uma exceção para os locais isolados. As pessoas que fumam em espaços isolados podem fumar no exterior, mas devem manter uma distância de pelo menos 10 metros das outras pessoas.
A proibição é a última de uma iniciativa lançada em 2021 com o objetivo de melhorar a qualidade do ar na cidade. As autoridades afirmam que o motivo subjacente é também proteger a saúde dos cidadãos dos efeitos nocivos do fumo passivo inalado por não fumadores em espaços públicos, especialmente os frequentados por crianças.
No entanto, a proibição não se aplica aos cigarros eletrónicos.
Em 2020, o Conselho Municipal de Milão aprovou uma portaria sobre a qualidade do ar para a cidade, que previa a proibição progressiva e a redução do tabagismo. Em 2021, entrou em vigor a primeira proibição ao abrigo do decreto, que proíbe fumar em parques públicos, parques infantis, paragens de autocarro e instalações desportivas.
A proibição, que antecede os Jogos Olímpicos de inverno de Milão Cortina 2026, visa melhorar drasticamente a qualidade do ar da cidade.
Milão é uma das cidades da Europa com mais poluição atmosférica. O centro da moda está situado no meio do Vale do Pó industrial e também se debate com elevadas quantidades de emissões causadas pelos automóveis e pelo excesso de tráfego rodoviário.
Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2025
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP