30
Ter., Abr.
0 New Articles

Portugal: PM demissionário pede desculpa aos portugueses

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Primeiro-ministro demissionário António Costa dirigiu uma mensagem aos portugueses no fim do dia de sábado 11 de Novembro. Referindo-se ao dinheiro encontrado em envelopes no escritório do seu ex-chefe de gabinete Vítor Escária, António Costa mostrou-se "envergonhado", "traído", e pediu desculpa aos portugueses.


No fim do dia de sábado 11 de novembro, o Primeiro-ministro português António Costa admitiu sentir-se "envergonhado" pela descoberta de dinheiro em envelopes no escritório do seu ex-chefe de gabinete Vítor Escária, que demitiu na quinta-feira 9 de Novembro.

Numa mensagem televisiva aos portugueses, desde a residência em São Bento, António Costa pediu desculpa e garantiu que cabe à justiça "investigar e punir".

Sem me querer substituir à justiça, em que confio e que respeito, não posso deixar de partilhar com os meus concidadãos que a apreensão de envelopes com dinheiro no gabinete de uma pessoa que escolhi para comigo trabalhar, mais do que me magoar pela confiança traída, envergonha-me perante os portugueses e aos portugueses tenho o dever de pedir desculpa.

Vítor Escária, que iniciou as funções de chefe de gabinete do primeiro-ministro em 2020, foi detido para interrogatório na terça-feira e nas buscas judiciais ao seu gabinete na residência oficial de São Bento foram apreendidos 75.800 euros.

Poucas horas depois, António Costa exonerou Vítor Escária das funções de seu chefe de gabinete e nomeou para este lugar o major general Tiago Vasconcelos, até agora assessor militar.

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa convocou eleições antecipadas, a 10 de Março de 2024, na sequência da demissão do Primeiro-ministro, devido a suspeitas de corrupção e tráfico de influência que envolvem vários membros do actual Governo e negócios de lítio e hidrogéneo verde.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus