26
Sex., Abr.
0 New Articles

França: Oposição contesta novo fórum criado pelo Presidente

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente francês, Emmanuel Macron, presidiu, esta quinta-feira, ao lançamento do Conselho Nacional de Refundação, em Marcoussis, na região de Paris. A nova instância, na qual os franceses poderão participar online, é apresentada como "uma renovação democrática", mas contestada por todos os partidos da oposição e vários sindicatos.

Os partidos da oposição e vários sindicatos olham com desconfiança para o Conselho Nacional de Refundação. Para eles, trata-se de uma forma de o Presidente francês contornar o Parlamento, onde o seu partido perdeu a maioria absoluta, para retomar o controlo do debate público.

O Presidente do Senado, Gérard Larcher, também declinou o convite para participar no lançamento da nova instância porque considera que "a democracia representativa" é o Parlamento e que já existe um "fórum da sociedade civil" chamado Conselho Económico, Social e Ambiental.

Emmanuel Macron limitou-se a dizer que "os ausentes é que saem a perder" mas que "as portas ficam abertas". O Presidente francês tinha defendido este projecto antes das legislativas e tinha-o descrito como um instrumento de "renovação democrática". Agora, não exclui que as propostas oriundas deste conselho resultem em referendos.

Nos próximos meses, os temas principais a serem debatidos na nova instância são o emprego, a saúde, o envelhecimento saudável e a transição ecológica. A partir da próxima semana, os franceses vão poder participar online.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus