25
Qui., Abr.
0 New Articles

Trabalhadores dos transportes de Paris em greve por aumentos salariais

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A greve massiva, que levou ao encerramento de metade das linhas do metropolitana da capital francesa, está a complicar a vida a milhões de parisienses.

Os trabalhadores dos transportes de Paris dizem que os salários, apesar das tentativas de negociação com a empresa pública (RATP), mantêm-se estagnados e avançaram, esta sexta-feira, para uma greve massiva.

Metade das linhas do metropolitano parisiense estão encerradas e a grande maioria das restantes apenas circula em hora de ponta.

A adesão ao protesto é de tal ordem que o ministro dos transportes francês, Jean-Baptiste Djebbari, aconselhou o recurso ao teletrabalho e a empresa pública pediu aos 12 milhões de habitantes da região da capital francesa para adiarem deslocações.

A inflação está origem do descontantamento. Há sindicatos, como a CGT, afecta aos comunistas, que exigem que os salários aumentem 3% por ano nos três próximos anos, mas dizem que a empresa não lhes dá ouvidos.

Esta greve acontece a menos de dois meses das eleições presidenciaias de abril. Durante o mandato do actual presidente Emmanuel Macron os trabalhadores dos transportes têm contestado as políticas do chefe de Estado liberal. Em dezembro de 2019, por exemplo, uma greve durou várias semanas para contestar as ambições de Macron de acabar com um dos sistemas de pensões mais generosos do mundo, querendo extinguir os 42 regimes especiais, transformando-os num único universal.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus