Portugal accionou mecanismo europeu para combater incêndios na Madeira

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Madeira – Chegaram nesta quinta-feira ao arquipélago da Madeira dois aviões Canadair provenientes de Espanha para ajudar a combater os incêndios que desde 14 de Agosto lavram na ilha portuguesa. As autoridades de Lisboa accionaram o Mecanismo europeu de protecção civil. O Pico Ruivo, ponto mais alto da ilha, e a floresta endémica da Laurissilva,

património mundial da Humanidade desde 1999, estão envoltos pelas chamas.

A reserva estratégica da União Europeia foi accionada para canalizar meios para Portugal, na sequência do pedido de Lisboa desta quarta-feira, para ajudar a debelar os incêndios na região autónoma da Madeira.

O governo regional alegou nesta quinta-feira que estes dois aviões provenientes de Málaga, Espanha, e que se abasteceram na vizinha ilha do Porto Santo, deveriam começar o combate às chamas na Madeira ainda nesse dia na cordilheira central da ilha.

A Comissão europeia anunciou em comunicado de 22 de Agosto estar disponível para mobilizar novos recursos para combater os incêndios neste território insular português.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, na rede social X, afirmou, nesta quinta-feira, que a União Europeia "está ao lado de Portugal", referindo-se à "solidariedade europeia em acção".

 

As autoridades regionais admitem que, nove dias após o início do incêndio, este se mantém activo na cordilheira central (Pico Ruivo, serra mais alta da ilha, e Pico do Gado), bem como nas zonas altas da Lombada, na Ponta do Sol.

Por ora a Madeira dispõe apenas de um helicóptero para combater as chamas, em zonas de acesso muito difícil devido ao relevo, com vales encaixados e confluência de ventos.

Mais de 125 bombeiros locais participam no combate aos incêndios, para além de reforços dos Açores e de Portugal continental.

O incêndio deflagrou na Ribeira Brava, sudoeste da ilha, a 14 de Agosto, mas foi-se propagando aos concelhos vizinhos de Câmara de Lobos e da Ponta do Sol e, agora através da cordilheira central, até Santana, no norte.

António Nunes, presidente do Serviço de protecção civil, em declarações à agência Lusa, fazia o ponto de situação nesta quinta de manhã admitindo a preocupação com os focos activos de incêndio na Madeira.

Continuamos com duas áreas que nos causam preocupação e uma séria preocupação, principalmente uma delas, da zona do Teixeira do Pico Ruivo, cordilheira central da Ilha da Madeira. Onde durante a noite tivemos algumas evoluções por acção do vento, onde o vento progrediu na encosta este do Pico Ruivo e que está a descer para a Fazenda Nogueira, que é uma das zonas que nos preocupa. Temos uma infraestrutura crítica no sopé desse monte e está a progredir de forma descendente em direcção a norte. Está a progredir em direção ao Caldeirão do Inferno, com uma preocupação adicional crescer já dentro da Laurissilva. Não é possível nós chegarmos àquelas encostas, àquelas escarpas, porque são todas elas muito abruptas. Na zona da Ponta do Sol o fogo tem vindo a progredir e nós estamos a aguardar que os cadáveres cheguem. O helicóptero, assim que for viável, vai descolar para nós fazermos já uma avaliação. Nós temos 26 elementos na Achada do Teixeira, que é uma das zonas que nos preocupa muito e o número até pode parecer diminuto para a preocupação que nos traz, mas é apenas pessoal para fazer a monitorização daquilo que está a acontecer, porque não há possibilidade de nós fazermos qualquer intervenção.

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus