26
Sex., Abr.
0 New Articles

Rússia acusa Ucrânia de atentado contra Vladimir Putin

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A Rússia anunciou na quarta-feira 3 de Maio que dois drones tentaram atingir o Kremlin em Moscovo durante a noite, mas foram neutralizados. As autoridades russas acusam a Ucrânia e denunciam uma tentativa de ataque terrorista e de atentado contra a vida do Presidente Vladimir Putin. Kiev refutou as acusações enquanto a cidade ucraniana de Kherson foi bombardeada.


A tensão cresce tanto do lado ucraniano como russo visto que as celebrações do dia 9 de Maio, em Moscovo, se aproximam. Um dia importante para os russos, em que é festejado o triunfo soviético perante a Alemanha Nazi.

Habitualmente há desfiles por todo o país, mas o risco de haver ataques é tão grande que apenas em Moscovo deverá decorrer a ‘famosa’ parada em frente à Praça Vermelha.

Relativamente aos drones no Kremlin, os russos acusam os ucranianos, enquanto Kiev admite ser um estratagema de Moscovo para provocar uma onda nacionalista antes do dia 9 de Maio.

Dois discursos, duas teorias, e nenhuma resposta em concreto visto que a Ucrânia prepara a sua contra-ofensiva e tem havido vários ataques de drones contra comboios ou infra-estruturas militares russas.


Aliás dois drones causaram danos em refinarias de petróleo no Sudoeste russo, próximo da Ucrânia. Dois incêndios foram declarados, mas rapidamente controlados na cidade de Ilsky, na província de Krasnodar, e na vila de Kisselevka, na área de Rostov.


21 mortos em Kherson

Kherson, cidade ucraniana, foi alvo de bombardeamentos, provenientes do outro lado do Rio Dniepr, zona ocupada pelos russos.

O bombardeamento, segundo as autoridades ucranianas, foi caótico, visto que vários misseis caíram na estação ferroviária ou ainda num supermercado entre vários alvos.

O balanço é dramático: pelo menos 21 civis morreram e ainda se lamentam 48 feridos. Os alvos não têm nenhuma componente militar.


Volodymyr Zelensky nos Países Baixos

O Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky chegou hoje à cidade da Haia, nos Paises Baixos, para se encontrar com os dirigentes do Tribunal Penal Internacional (TPI) que estão a investigar sobre os possíveis crimes de guerra cometidos pelas forças armadas russas em território ucraniano.

Ontem, a 3 de Maio, na Finlândia, Volodymyr Zelensky tinha afirmado que a Ucrânia não tem meios suficientes para atacar a Rússia e que apenas estão a lutar para defender o seu território, as vilas e as cidades.

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews