Macron e Biden mantiveram conversa telefónica sobre estratégia perante a China

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

"A Europa não tem qualquer interesse numa aceleração da crise em torno de Taiwan e deveria seguir uma estratégia de autonomia estratégica em relação aos Estados Unidos e à China no intuito de se tornar um 'terceiro pólo'". Este foi o teor das declarações do Presidente francês à imprensa ontem à noite após uma conversa telefónica com o seu homólogo americano, a primeira desde a sua polémica visita à China.

Esta visita efectuada juntamente com a Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, cujo objectivo inicial era mostrar uma frente comum dos europeus face à China, acabou sobretudo por mostrar as divergências entre os ocidentais, tanto mais que ela coincidiu com manobras militares da China junto de Taiwan, território separatista cuja soberania é reclamada por Pequim que ainda hoje disse que não vai fazer "nenhuma concessão" sobre essa questão.

Nos relatos sobre a conversa entre Biden e Macron feito pelo Eliseu e por Washington, as divergências de posição são menos óbvias, mas continuam patentes nas entrelinhas. Num comunicado muito breve, a Casa Branca refere que os dois dirigentes "reafirmaram a importância de manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan".Já a presidência francesa não menciona directamente Taiwan, limitando-se a dizer que a França e os Estados Unidos estão ambos empenhados em "apoiar o direito internacional, incluindo a liberdade de navegação, na região Indo-Pacífico".

Também de acordo com o Eliseu, o Presidente francês que acredita que a China pode ter um papel a desempenhar para se alcançar a paz na Ucrânia, reafirmou ontem na sua conversa com Biden, a sua vontade de ver os europeus "rearmarem-se para assumir as suas responsabilidades na partilha do fardo da segurança transatlântica".


Noutro aspecto, a presidência francesa também menciona que ambos os chefes de Estado evocaram a situação do Sudão qualificada de "extremamente preocupante".

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus