25
Qui., Abr.
0 New Articles

Retirada de Mariupol em curso, Macron vai falar com Presidente russo

Mundo
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O gabinete do Presidente francês avança que Emmanuel Macron vai falar com Vladimir Putin por telefone, por volta do meio-dia. Os dois líderes não conversam desde 29 de Março, mas até então mantinham contactos regulares. No 69.º dia de guerra na Ucrânia está prevista uma nova tentativa de retirada de civis da cidade portuária de Mariupol.


A nova conversa segue-se à reeleição como Presidente francês para um segundo mandato. Os esforços de Emmanuel Macron para manter uma ligação aberta com o líder russo geraram uma onda de críticas, tanto a nível nacional como mundial, incluindo as declarações do primeiro-ministro polaco. "É meu dever falar com ele, precisamos disso; não vou parar de o fazer", afirmou Emmanuel Macron.

Retirada de Mariupol em curso

O presidente Volodymyr Zelensky garantiu esta terça-feira que a retirada de civis da cidade de Mariupol, no sul do país, vai continuar, esperando a eficácia dos corredores humanitários de Berdiansk, Tokmak e de Vasylivka.

Mais de 200 civis continuam presos no interior do complexo metalúrgico da Azovstal em Mariupol, onde os últimos combatentes ucranianos se encontram cercados há várias semanas. O presidente da Câmara da cidade costeira revelou à Reuters que cerca de 100.000 pessoas continuam na cidade, mesmo depois da ocupação pelas tropas russas. Na segunda-feira, 2 de Maio, os civis retirados no comboio humanitário no sábado não conseguiram chegar a Zaporizhzia, como estava previsto, dada a complexidade da operação.

O Papa Francisco afirma que pediu para ir a Moscovo mas não obteve resposta

O Papa Francisco disse estar pronto para se reunir com Vladimir Putin em Moscovo. Em entrevista ao Corriere della Sera, o Papa Francisco disse ter dado a ordem a um cardeal para enviar a mensagem de que está disposto a ir a Moscovo falar com Vladimir Putin.

Segundo o Sumo Pontífice, as tentativas de contactar Vladimir Putin surgiram pouco depois da guerra começar, quando quis "fazer um gesto claro para o mundo inteiro" e convocou o embaixador russo em Itália.

No entanto, o Sumo Pontífice diz que ainda aguarda uma resposta do presidente russo, mas receia que Putin "não possa, nem queira fazer um encontro nesta altura".

Europa quer recorrer a África para reduzir compras de gás à Rússia

A União Europeia quer aprofundar a cooperação com países africanos, como Nigéria, Senegal e Angola, para aumentar as compras de gás natural e reduzir a dependência da Rússia em dois terços ao longo deste ano de 2022.

Este esboço da nova estratégia europeia deve ser aprovada pela Comissão Europeia ainda este mês com vista a reduzir e dependência energética de Moscovo, aprovando o potencial ainda por explorar dos países no ocidente de África, entre os quais estão os lusófonos Angola e Guiné Equatorial, ambos produtores de gás natural.

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews