03
Dom., Jul.
0 New Articles

Líbano: Eleições Legislativas ocorrem com um misto de esperança e de resignação

Eleicoes
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As eleições legislativas libanesas realizam-se hoje num ambiente que envolve um misto de expectativa e de esperança mas também bastante resignação por parte dos eleitores.
Desde as últimas legislativas, o povo libanês assistiu a um declínio socioeconómico sem precedentes, com a moeda libanesa a perder 90% do seu valor (este ano ultrapassou as 30 mil libras para o dólar, por oposição às 1.500 em finais de

2019), desemprego crescente, 80% da população a viver no limiar da pobreza e ausência de garantias para a resolução da crise da electricidade, acesso a combustíveis, escassez de medicamentos no mercado e serviços hospitalares, entre outros problemas críticos que o país tem vivido.

A falta de confiança nos candidatos agravou-se também após a explosão no porto de Beirute no Verão de 2020, cujas investigações ainda não tiveram desfecho.

Entretanto, centenas de milhares de libaneses emigraram nos últimos dois anos e muitos têm arriscado a vida para fugir do país ilegalmente por mar.

Apesar das novas caras entre os candidatos para os 128 assentos parlamentares, há um sentimento colectivo de que estas eleições não serão suficientes para solucionar a corrupção política e sectária no país, e nem o movimento revolucionário de Outubro de 2019 tem sido suficiente para dar alento à população libanesa.

Mas nem tudo é indicativo de apatia na participação eleitoral; os eleitores da diáspora libanesa no estrangeiro mostraram-se mais activos este ano do que antes, com o dobro dos eleitores de 2018, o que revela uma vontade de mudar o estado político no Líbano.

Mais pormenores com o nosso correspondente, João Sousa.

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus