19
Sex., Abr.
0 New Articles

Acordo entre Insubmissos e Ecologistas para as legislativas

Eleicoes
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Na noite de domingo para segunda-feira, os partidos de esquerda A França Insubmissa e Europa Ecologia-Os Verdes chegaram a um acordo para as eleições legislativas. As negociações continuam com o Partido Socialista e o Partido Comunista para que entrem na coligação para enfrentar o partido de Emmanuel Macron, vencedor das presidenciais, e a extrema-direita de Marine Le Pen, que chegou à segunda volta do escrutínio.

 

É o primeiro passo para a aliança dos partidos de esquerda no âmbito das eleições legislativas de Junho. O partido A França Insubmissa, de Jean-Luc Mélenchon, concluiu um acordo com o partido Europa Ecologia-Os Verdes, de Yannick Jadot.

Jean-Luc Mélenchon foi terceiro na primeira volta das presidenciais, com quase 22% dos votos, atrás da candidata de extrema-direita Marine Le Pen (23,15%), derrotada na segunda volta de 24 de Abril por Emmanuel Macron. O líder dos Insubmissos espera, agora, conquistar uma maioria no Parlamento com a aliança de esquerda e chegar a primeiro-ministro. No acordo com os ecologistas está precisamente estipulado que "o primeiro-ministro será oriundo do maior grupo na Assembleia”. O documento prevê também a atribuição de 100 círculos eleitorais para o campo ecologista (em 577), de acordo com fontes ouvidas pela agência France Presse. À aliança foi dado o nome de “Nova União Popular Ecológica e Social.

Este é um acordo histórico entre os dois partidos que constituem as forças mais dinâmicas da esquerda nos últimos anos: A França Insubmissa nas presidenciais de 2017 e 2022, Os Verdes nas eleições intermediárias desde as eleições europeias de 2019.

A França Insubmissa também iniciou negociações com o Partido Socialista, liderado por Olivier Faure, mas o tema suscita uma forte oposição dentro do PS.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus