19
Sex., Abr.
0 New Articles

Abstenção poderia ascender aos 28% na segunda volta das presidenciais francesas

Eleicoes
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A abstenção poderia ascender aos 28% na segunda volta das eleições presidenciais deste domingo, ou seja, 2,5 pontos a mais do que em 2017, em que chegou aos 25,44%, segundo estimativas convergentes de quatro institutos de pesquisa referindo contudo que não se deveria atingir o recorde de 1969, em que a abstenção foi de um pouco mais de 31%.


Falta já menos de uma hora para a grande maioria das mesas de voto encerrarem aqui em França às 19 horas locais, com excepção das grandes cidades onde os eleitores poderão votar ainda até às 20 horas, mas segundo os institutos de pesquisa Ipsos Sopra-Steria, Ifop, Harris Interactive e Elabe, o nível de abstenção poderia chegar aos 28%, um aumento de 1,7 ponto em relação à primeira volta das presidenciais em que se registou uma abstenção de 26,31%.

Nunca, em mais de 50 anos, se registou uma abstenção deste nível numa segunda volta de presidenciais, um escrutínio que habitualmente mobiliza mais eleitores do que as restantes eleições.

Esta é também somente a terceira vez, depois de 1969 e 2017, que a abstenção aumenta entre as duas voltas, sendo que regra geral, a segunda volta mobiliza mais eleitores do que a primeira volta das presidenciais.

Tal como em 2017, milhões de franceses recusaram escolher entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen, já então frente-a-frente.

Para além da abstenção, os votos nulos e os votos em branco poderão igualmente ser decisivos para o resultado final desta eleição. Na segunda volta das anteriores presidenciais, em 2017, foram registados 3 milhões de votos em branco e um milhão de votos nulos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus