Na sequência dos enormes e por vezes violentos protestos pró-democracia de 2019, uma lei de segurança nacional imposta por Pequim entrou em vigor no ano seguinte e foram aprovadas novas leis para expurgar as administrações e instituições de elementos considerados "não patrióticos".
Atualmente todos os membros da oposíção estão presos, no exílio, ou afastaram-se da vida política.
Insegurança leva média pró-democacia a fechar
Paralelamente à tomada de posse, o site independente de notícias Citizen News, fundado em 2017, anunciou o encerramento, a partir desta terça-feira,.
Num texto publicado no Facebook, a plataforma de notícias justificou a decisão de cessar o trabalho por considerar não haver condições de segurança para os seus profissionais.
"No centro de uma tempestade que se está formar, encontrámo-nos numa situação crítica. Face a uma crise, temos de garantir a segurança e o bem-estar de todos os que se encontram a bordo", pode ler-se no comunicado publicado pela redação.
Já no final de dezembro, outra plataforma de notícias pró-democrata, a Stand News, tinha anunciado o fecho imediato, após a polícia de segurança nacional ter invadido a redação e ter detido sete pessoas associadas ao órgão de comunicação social.
Fonte:da Redação e da euronews.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 Em criação o Aplicativo
para receber notícias diariamente em seu celular no grupo Stopmznews
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão