23
Domingo, fev.

RDC: OMS confirma mais de 800 mortes em Goma

Conflitos
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Desde 26 de janeiro, Organização Mundial da Saúde (OMS) contabiliza mais de oito centenas de mortes na RDC, e denuncia sobrecarga das morgues no país com a escalada da violência.

Mais de 800 pessoas morreram e 3.082 ficaram feridas em 31 instalações de saúde na cidade de Goma, no leste da República Democrática do Congo, desde 26 de janeiro, anunciou hoje (07.02) a Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Os hospitais e as morgues estão sobrecarregados. O recente surto de violência no leste da RDC provocou uma perda significativa de vidas, traumatismos, deslocações e a destruição de infraestruturas sanitárias essenciais, agravando uma situação já de si terrível para milhões de pessoas", segundo o comunicado da organização.

RDCongo Goma 2025RDCongo Goma 2025
A OMS alerta que a situação no leste da RDCongo é tensa, volátil e as necessidades sanitárias são imensas.Foto: TONY KARUMBA/AFP via Getty Images
Situação tensa
A situação é tensa e volátil nesta região da RDC, país que faz fronteira com Angola, e as necessidades sanitárias são imensas, "com a alarmante expansão da violência para sul, foram registados 65 feridos em três hospitais do Kivu do Sul", diz a organização.

Publicidade

A OMS afirma também prever que o número de mortos, 843 atualmente, aumente ainda mais à medida que mais pessoas feridas consigam chegar às instalações de saúde e mais cadáveres sejam recolhidos das ruas.

As infeções de feridas são um risco para as pessoas que não conseguem chegar rapidamente às instalações de cuidados de saúde, mas estas estão a ficar sem materiais médicos, lamentou. 

"O cancro, a diabetes, a hipertensão, a saúde mental e outros serviços de rotina são igualmente afetados, uma vez que os medicamentos se esgotaram e os profissionais de saúde estão ausentes ou sobrecarregados", salientou.

Escalada de violência na RDC: A diplomacia está a falhar?


"Mas existem ainda os riscos acrescidos de surtos de outras doenças tais como a cólera (cujo surto está ativo na vizinha Angola), a malária, o sarampo, a meningite, o monkeypox (doença endémica neste país) e a tuberculose", acrescentou.

Na última quarta-feira, a OMS e os seus parceiros puderam retomar a vacinação contra o monkeypox em Goma, após uma pausa de dez dias, segundo a OMS. 

Além disso, o abastecimento de água em Goma foi interrompido e só foi parcialmente retomado, levando as pessoas a utilizar água do lago e aumentando o risco de propagação da cólera. "Entre 01 e 27 de janeiro, foram notificados cerca de 600 casos suspeitos de cólera e 14 mortes no Kivu do Norte", indicam.

Outra questão é a fome. Uma em cada quatro pessoas na região já estava a enfrentar níveis de fome de emergência, prevendo-se que a recente violência venha a agravar a situação. 

"A OMS permanece no terreno e tem continuado a responder às necessidades sanitárias, fornecendo material médico que salva vidas, apoiando os profissionais de saúde e coordenando a resposta de emergência", mas a reabertura do aeroporto de Goma é fundamental para a entrada de mais ajuda humanitária, embora se esteja a explorar a entrega por outras vias, disse. 

O documento da organização também aponta que a recente decisão dos Estados Unidos de congelar a ajuda externa está a ter um impacto significativo nos esforços de socorro na RDC.

"No ano passado, os EUA contribuíram com cerca de 70% da resposta humanitária do país, sendo que a OMS estima a necessidade em 50 milhões de dólares (cerca de 48 milhões de euros)", alertam. 

 

Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2025
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus