segunda-feira o jornal oficial "China Daily".
O elevador, o maior do mundo para embarcações, foi projetado por engenheiros chineses e alemães e começou seu funcionamento em fase experimental no domingo, o que, segundo a imprensa oficial chinesa, significa o final de 23 anos de trabalhos na represa.
A estrutura permitirá que embarcações de tamanho médio e pequeno, com um deslocamento máximo de 3 mil toneladas, superem um desnível de cerca de 113 metros, os que separam o nível do rio antes e depois da represa.
Até agora, a única forma como as embarcações tinham de superar esse desnível no Yang Tsé -um rio de intenso tráfego de navios, tanto de carga como de passageiros- era um sistema de cinco eclusas de embarque, também o maior do mundo em seu tipo, com o qual os navios demoravam cerca de quatro horas para atravessar a represa.
O elevador, com uma caixa d'água de 120 metros de comprimento, 18 de largura e 3,5 de profundidade para a colocação nela das embarcações, fará com que esse tempo se reduza a 40 minutos.
A barragem das Três Gargantas, já sugerida por Mao Tsé-tung nos anos 50, começou a ser construída em 1993 para responder à crescente demanda energética do delta do Yang Tsé (Xangai e arredores), líder do desenvolvimento econômico chinês, e também para tentar reduzir as inundações e crescidas do maior rio da Ásia.
Os opositores à construção da represa criticam que cerca de 1,28 milhão de pessoas tiveram que ser deslocadas para sua construção, além do negativo impacto ambiental e da perda de patrimônio arquitetônico chinês que ficou submergido sob as águas.
Fonte:EFE
Reditado para:Noticias Stop 2016
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