bandeira ucraniana e a maior ovação da noite foi para a atuação dos Kalush Orchestra, a banda que representou a Ucrânia.
A música Stefania que fala de uma mãe e é acompanhada por uma flauta tradicional ucraniana, e que diz que acabamos sempre por encontrar o caminho para casa, acabaria por triunfar em Turim, tendo recebido mais de 400 pontos do público e vencendo a Eurovisão através de uma onda massiva de apoio à Ucrânia.
O Presidente Volodymyr Zelensky reagiu logo em seguida, dizendo que a coragem da Ucrânia face à invasão russa impressiona o Mundo e conquistou a Europa. O chefe de Estado indicou com determinação que a tradição de ser o país que ganha a organizar o concurso vai perdurar e que gostaria que a competição de 2023 acontecesse em Mariupol, "livre, pacífica e reconstruída".
"Para o ano que vem a Ucrânia será a anfitriã do Festival da Canção! Pela terceira vez na nossa história. E, eu acredito, não será a última. Vamos fazer o nosso melhor para que um dia possamos ter apresentadores e público do Festival da Canção em Mariupol! Livre, pacífica e reconstruída", escreveu Zelensky na sua conta de Instagram.
Em Kiev, muitos bares optaram por ficar abertos toda a noite, já que o recolher obrigatório na capital começa às 22:00 e não seria possível saber quem ganharia o concurso. Assim, os proprietários de muitos estabelecimentos optaram por deixar os seus negócios abertos toda a noite e os foliões partiram só de manhã.
Esta música tornou-se nos últimos meses um hino para a Ucrânia em guerra, com o vocalista da banda a pedir ontem no palco deste evento global que é preciso ajudar quem ainda está preso na siderurgia de Azovstal e que todos podem contribuir ao espalhar informação verificada sobre a guerra e pedindo aos Governos nacionais que ajudem a Ucrânia.
A vitória no Festival da Canção foi disputada, até aos últimos minutos, com o Reino Unido, a Espanha e a Suécia a poderem também chegar à liderança, mas o voto do público não deixou dúvidas e coroou a Ucrânia. Portugal ficou em nono lugar.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP