Pilotos e chefes de equipe participaram de uma reunião no paddock com os organizadores da corrida e a gerência da Fórmula 1 pouco antes do segundo treino, programado para começar às 16:00 GMT.
O início da sessão foi atrasado em 15 minutos, já que o chefe da F1, Stefano Domenicali, insistiu que o fim de semana de corrida continuaria.
“A Fórmula 1 esteve em contato próximo com as autoridades relevantes após a situação que ocorreu hoje”, disse um porta-voz da F1.
"As autoridades confirmaram que o evento pode continuar conforme planejado e permaneceremos em contato próximo com eles e todas as equipes e acompanharemos de perto a situação".
O campeão mundial Max Verstappen foi um dos primeiros pilotos a estar ciente do drama que se desenrolava enquanto guiava seu Red Bull durante a primeira sessão de treinos.
"Sinto cheiro de queimado - é o meu carro?" disse o holandês no rádio de sua equipe.
Falando após a reunião de sexta-feira, o chefe da equipe Haas, Gunther Steiner, disse à ServusTV: "O governo nos garantiu que é seguro dirigir aqui. Depois do treino, teremos outra reunião.
"Pessoalmente, me sinto absolutamente seguro. Caso contrário, não estaria aqui."
O ataque de sexta-feira foi parte de uma onda de ataques antes do sétimo aniversário da intervenção militar de uma coalizão liderada pela Arábia Saudita contra os huthis no Iêmen, um país em meio a uma grande crise humanitária.
A coalizão que luta contra os rebeldes apoiados pelo Irã confirmou o ataque à usina de petróleo de Jeddah.
"Eles estão tentando impactar o centro nervoso da economia mundial", disse a coalizão em comunicado.
"Esses ataques não têm impacto na vida em Jeddah", acrescentou.
Enquanto isso, na pista, Charles Leclerc liderou os tempos finais de treinos para a Ferrari à frente de Verstappen.
'PRIORIDADE PRINCIPAL DE SEGURANÇA'
O piloto monegasco de 24 anos e líder no início da temporada do campeonato embrionário registrou a melhor volta em um minuto e 30,074s, superando o holandês por quase dois décimos.
Carlos Sainz ficou em terceiro na segunda Ferrari e Sergio Perez em quarto em sua Red Bull, com um determinado Lewis Hamilton em quinto à frente de seu novo companheiro de equipe na Mercedes, George Russell, após um dia de solavancos e deslizamentos no circuito de alta velocidade.
Após o atraso de 15 minutos, Leclerc, que venceu a abertura da temporada no Bahrein na semana passada, retomou onde estava no treino de abertura, estabelecendo o ritmo inicial novamente.
Tanto Sainz quanto Hamilton reclamaram de "porpoising" antes dos dois Red Bulls entrarem em ação, com Verstappen ficando em terceiro, mas a mais de um segundo do líder.
Verstappen fez o melhor tempo, 0,002 à frente de Leclerc, com a maior parte do pelotão mudando para pneus macios, com o monegasco recuperando seu lugar com uma volta em 1:30,074, quase dois décimos mais rápido.
Pouco depois disso, Kevin Magnussen relatou um problema de motor com sua Haas e parou na curva 14.
Isso trouxe uma breve implantação do Virtual Safety Car (VSC) antes que, na retomada, Leclerc cortasse uma parede com a roda dianteira esquerda de sua Ferrari.
Ele voltou aos boxes e saiu da sessão no momento em que os promotores da corrida Saudi Motorsport divulgaram um comunicado confirmando que o Grande Prêmio seguiria como planejado.
"Estamos cientes do ataque à estação de distribuição da Aramco em Jeddah no início desta tarde e permanecemos em contato direto com as autoridades de segurança sauditas, bem como com a F1 e a FIA para garantir que todas as medidas de segurança necessárias continuem sendo implementadas para garantir a segurança. de todos os visitantes do Grande Prêmio da Arábia Saudita, bem como de todos os pilotos, equipes e partes interessadas", disseram eles.
"A programação do fim de semana de corrida continuará conforme planejado. A segurança de todos os nossos convidados continua sendo nossa principal prioridade e estamos ansiosos para receber os fãs para um fim de semana de corrida e entretenimento premium."
A Ferrari também divulgou um comunicado para confirmar que Leclerc e Sainz estavam "beijando a parede" e estavam fora da sessão devido a danos.
Fonte:da Redação e da supersport
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP