Aos 22 anos, Zhou dará esse passo em 20 de março no Grande Prêmio do Bahrein de abertura da temporada.
Zhou conversou com a AFP sobre as dificuldades dos pilotos chineses que querem chegar à Fórmula 1.
"Sempre foi mais um sonho do que um objetivo, porque estava muito longe", disse Zhou.
"Na China, você pode ser um bom piloto chinês, mas se não puder competir ou vencer os pilotos europeus, não conseguirá chegar à Fórmula 1."
A equipe HRT planejava fazer de Ma Qing Hua um de seus pilotos em 2013, mas desistiu antes da temporada.
"É super difícil para nós mudarmos primeiro para fora, para a Europa... como uma criança muito pequena", disse Zhou.
"Aos oito anos, comecei a correr, em karts", disse ele. "Passei três ou quatro anos correndo em casa. Então, quando você ganhou basicamente todas as categorias em casa, o único caminho a seguir é ir para a Europa."
Aos 12 anos, mudou-se para Sheffield, no norte da Inglaterra, para se juntar a uma equipe de kart e ainda fala inglês com um toque de sotaque de Yorkshire.
"A Europa ou o Reino Unido são mais como a casa do automobilismo", disse ele.
Em 2019, Zhou juntou-se ao pipeline de jovens pilotos da fabricante francesa Renault (agora Alpine).
A China é um grande mercado em crescimento para a F1, mas qualquer esporte que tente quebrar a segunda maior economia do mundo precisa de uma estrela em casa.
O homem que ele está substituindo, Antonio Giovinazzi, deu a entender nas redes sociais que a decisão de promover Zhou foi motivada financeiramente.
"F1 é emoção, talento, carros, risco, velocidade. Mas quando o dinheiro governa, pode ser implacável", tuitou o italiano em novembro.
Zhou disse que mostrou o talento.
"Não faz muita diferença de qual país você vem", disse Zhou, que foi terceiro no campeonato de Fórmula 2 no ano passado. "O que eu tinha que fazer era terminar entre os três primeiros."
"Para ser um piloto de Fórmula 1, você precisa se sair bem, mostrar seu potencial em todas as categorias."
Ele acrescentou que a sorte desempenhou um papel.
"Os assentos são tão limitados. Então você realmente tem que ter o tempo certo para estar na Fórmula 1, não é tão fácil", disse ele.
- 'Ganhe alguns pontos' -
Zhou disse que a Fórmula 1 está indo muito bem sem ele.
"A F1 já está crescendo nos últimos anos sem mim", disse ele. "Mas entrar, é claro, foi um grande passo para isso."
Ele reconheceu que sua promoção jogou bem em casa, onde tem fãs dedicados.
"Alguns fãs, eu sei muito bem seus nomes, seus nomes sociais. Eles me seguem nos dias da F3 ou F4, então isso foi há seis, sete anos", disse ele.
"Claro, há uma enorme quantidade de novos fãs envolvidos desde que assinei um contrato de F1. Acho que haverá muitas pessoas vendo as corridas em casa nesta temporada."
Enquanto o Grande Prêmio em sua cidade natal, Xangai, foi novamente cancelado este ano, a Fórmula 1 estendeu o contrato até 2025.
Zhou, que quando menino participou do primeiro Grande Prêmio da China em 2004, está ansioso para pilotar em sua corrida em casa.
"A atmosfera será incrível", disse ele. "Eu nunca corri em casa, corro na Europa o tempo todo."
Na temporada passada, a Alfa Romeo conquistou apenas três pontos, mas acrescentou Valtteri Bottas, que marcou 226 ao terminar em terceiro pela Mercedes, assim como Zhou.
"Meu objetivo para a temporada será conseguir alguns pontos", disse Zhou. "Isso será ótimo. Também para ir bem na qualificação. Mas tudo depende de como nos sairmos como equipe."
Fonte:da Redação e da supersport
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
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