Unidos, onde o suíço faturou seu primeiro título em Flushing Meadows, o tenista não conseguiu repetir o feito na Rússia. Duelando com o alemão Alexander Zverev, o número 3 do mundo lutou, mas acabou ficando com o vice no ATP 250 de São Petersburgo.
O placar final da partida ficou em 2 sets a 1, parciais de 6/2, 3/6 e 7/5. O jovem promissor, de 19 anos, que já foi campeão de juniores do Aberto da Austrália em 2014, faturou seu primeiro título de ATP. Somente neste ano, o alemão ficou com dois vices, um em Nice, quando foi derrotado pelo austríaco Dominic Thiem, e em Halle, em partida contra o compatriota Florian Mayer.
O primeiro set começou equilibrado. Ambos os tenistas precisaram salvar break points para confirmarem seus serviços, demonstrando certa dificuldade para estabelecerem bons saques. O alemão foi o primeiro a conquistar de fato a quebra, no sexto game. Com a vantagem em 5/2, Zverev dominou novamente o saque de Wawrinka, fechando em 6/2 após um 0-40.
O suíço reagiu na segunda parcial. Precisando recuperar a confiança, Wawrinka quebrou o 27º do mundo no terceiro game, abrindo 3/1 de vantagem. A partida permaneceu equilibrada, até que o atual campeão do Aberto dos EUA voltou a destronar o serviço do alemão. Break efetuado no nono game, vitória suíça por 6/3, e empate no marcador.
A última parcial foi recheada de reviravoltas. Wawrinka novamente começou melhor, tirando o serviço de Zverev logo no segundo game, para abrir 3/0. O alemão não se deixou abater, devolvendo a quebra dois games depois, deixando tudo igual na sequência.
Com o placar empatado em 5/5, o momento era crucial para ambos os tenistas. O jovem tenista então aproveitou para quebrar o suíço em um game muito equilibrado. Sacando para o título, Zverev não decepcionou. Abriu três match points facilmente, mas precisou de apenas dois deles para sacramentar a vitória em 7/5 e erguer o título na cidade russa.
Fonte:GAZETA PRESS
Reditado para:Noticias Stop 2016
Fotografias:Getty Images / Reuters /EFE