Embora a capacidade do estádio de 60.000 tenha sido limitada devido à pandemia de coronavírus, o limite é aumentado para 80% quando os Leões Indomáveis de Camarões jogam.
"Oito mortes foram registradas, duas mulheres na faixa dos 30 anos, quatro homens na faixa dos 30 anos, uma criança, um corpo levado pela família", disse um relatório preliminar do Ministério da Saúde obtido pela AFP.
O ministério disse que as vítimas foram "imediatamente transportadas" em ambulâncias, mas "o tráfego rodoviário pesado retardou o transporte".
O ministro das Comunicações, Rene Emmanuel Sadi, disse que 38 pessoas ficaram feridas no acidente, incluindo sete em estado grave, segundo um comunicado.
O Ministério da Saúde informou anteriormente que cerca de 50 pessoas ficaram feridas, incluindo duas pessoas com ferimentos múltiplos e mais duas com ferimentos graves na cabeça.
Um bebê também teria sido pisoteado pela multidão, acrescentou o ministério. A criança foi "imediatamente extraída e levada para o Hospital Geral de Yaounde" e está em condição "medicamente estável", acrescentou.
QUEBRANDO | Pelo menos 6 pessoas morreram em uma debandada esta noite fora do estádio do jogo entre Camarões e Comores. pic.twitter.com/2yPiqLJBTa— Sky Sports News (@SkySportsNews) 24 de janeiro de 2022
'REUNIÃO DE CRISE'
O presidente Biya "ordenou a abertura de uma investigação para que toda a luz seja esclarecida sobre este trágico incidente", disse o ministro das Comunicações.
O porta-voz do comitê organizador da Copa das Nações Africanas, Abel Mbengue, disse à AFP: "Houve uma confusão, como pode acontecer quando há uma debandada. Estamos esperando por informações confiáveis sobre o número de vítimas neste trágico incidente".
A Confederação Africana de Futebol (CAF), que dirige a principal competição do continente, disse que está "investigando a situação e tentando obter mais detalhes sobre o que aconteceu".
Em um comunicado online, a organização disse que enviou seu secretário-geral para "visitar os torcedores no hospital de Yaoundé".
Ele acrescentou que estava em "comunicação constante com o governo de Camarões e o Comitê Organizador Local".
O ministro da Saúde de Camarões, Manaouda Malachie, twittou imagens mostrando-o visitando um hospital tratando os feridos no incidente.
"Tudo é feito para dar a eles cuidados gratuitos e o melhor suporte", ele twittou.
A CAF realizará uma "reunião de crise" com o comitê organizador na terça-feira, dedicada exclusivamente às questões de segurança nos estádios, disse à AFP uma fonte próxima à CAF.
MULTIDÃO MORTAL
O governo, disse Sadi, está "mais uma vez apelando ao senso de responsabilidade, disciplina e dever cívico dos camaroneses para o sucesso total deste grande evento esportivo".
Camarões deveria inicialmente sediar a Copa das Nações Africanas em 2019, mas o evento foi transferido para o Egito devido a preocupações de que os estádios de Camarões não estivessem preparados para os jogos.
A CAF citou atrasos na construção de estádios e projetos de infraestrutura, além de pontos de interrogação sobre a segurança.
A superlotação em partidas de futebol em todo o mundo resultou em dezenas de mortes.
Milhares de torcedores na capital egípcia Cairo em 2015 tentaram entrar em um estádio para assistir a um jogo, provocando pânico quando a polícia disparou gás lacrimogêneo e tiros de pássaros e resultou em 19 mortos.
Em abril de 2001, 43 pessoas morreram em uma debandada no estádio Ellis Park de Joanesburgo durante um jogo entre Orlando Pirates e Kaizer Chiefs.
E na Guatemala, em outubro de 1996, 90 pessoas morreram esmagadas durante uma partida de qualificação para a Copa do Mundo entre a nação anfitriã e a Costa Rica em um estádio lotado.
Em campo, Camarões garantiu seu lugar nas oitavas de final do torneio com uma vitória por 2 a 1 e agora vai enfrentar a Gâmbia nas quartas de final.
O time de Comores se classificou para as oitavas de final em sua primeira aparição na Copa das Nações.
Fonte:da Redação e da supersport
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP