26
Sex., Abr.
0 New Articles

Campanha arrecada R$ 160 mil para que medalhista de prata no Rio peça asilo

Prata no Rio, Feyisa Lelisa poderá escolher país para pedir asilo após Olimpíada

Jogos Olímpicos
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Ameaçado de morte na Etiópia, Feyisa Lelisa, que enfrenta problemas com o governo local por sua posição política, terá a opção de morar e treinar em outro país

Uma campanha na internet conseguiu arrecadar quase 50 mil dólares (cerca de R$ 160 mil) em menos de 24 horas para que o etíope Feyisa Lelisa, prata na maratona dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, possa pedir asilo nos Estados Unidos ou outro país após realizar um gesto polêmico contra o governo da nação africana perto da linha de chegada.

Lelisa ergueu os braços e os cruzou a metros do fim do percurso no Rio, num gesto associado com os protestos dos oromo, que há meses vêm enfrentando o governo central etíope, cuja repressão das manifestações já deixou centenas de mortos.

Em entrevista após o final da prova, o fundista esclareceu que realizou o movimento para chamar a atenção sobre o que está acontecendo em sua região e destacou que a partir de então passava a correr risco de morte. Segundo ele, na volta a Etiópia, poderá ser preso ou mesmo assassinado.

No entanto, diante do alvoroço criado nas redes sociais, o chefe do Escritório de Comunicações do governo etíope, Getachew Reda, disse à imprensa local que Lelisa não sofrerá acusações por suas opiniões políticas.

"Convocamos todos os etíopes e defensores dos direitos humanos a contribuírem para apoiar o atleta Feyisa Lelisa, que mostrou um grande heroísmo ao se transformar em um símbolo internacional para os protestos oromo", diz o texto da campanha.

 

 

 

 

Fonte:GAZETA PRESS

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus