21
Quinta, nov.
57 New Articles

Presidente guineense procede a remodelação no governo de sua iniciativa

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente da Guiné-Bissau procedeu nesta terça-feira à remodelação do Governo da sua iniciativa. Trata-se de uma pequena remodelação do Governo em que alguns Ministros e Secretários de Estado simplesmente mudaram de pastas. 

A grande novidade, sem dúvidas, é a entrada de Dionísio Cabi, antigo Presidente do Tribunal de Contas como novo Ministro da Defesa. Nicolau dos Santos, Ministro até esta terça-feira, deixa o Governo.

Nicolau dos Santos e Dionísio Cabi são ambos dirigentes do Partido da Renovação Social, PRS. Dos Santos é da ala do PRS que não apoia Sissoco Embalo para a mais que provável corrida a um segundo mandato. Dionísio Cabi é da ala do PRS que já declarou apoio à Embalo.

Uma nova cara no Governo é a de Aristides Ocante da Silva, conselheiro político de Umaro Sissoco Embaló, que entra como ministro da Administração Territorial e Poder Local. Essa pasta era detida por Marciano Barbeiro, que agora vai para o Ministério dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital.

José Carlos Esteves que liderava esta pasta, agora é o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo.

 

Um outro dirigente da ala do PRS que apoia Embaló e que entra para o Governo é Pedro Tipote, a quem foi atribuída a pasta da Saúde Pública, vaga desde Junho, quando o anterior titular, Domingos Malú, pediu a demissão.

Igualmente dirigente da ala do PRS leal ao Presidente da República, Mónica Buaro, passa da secretaria de Estado da Reforma Administrativa para o cargo de Ministra da Administração Pública, Reforma Administrativa, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social.

De destacar igualmente, duas entradas no Governo: a do jovem Lesmes Monteiro, presidente do Partido Luz, que vai liderar a Secretaria da Juventude e a do advogado Nelson Moreira, para a secretaria de Estado das Comunidades.

Analistas da política guineense admitem que, finalmente, Umaro Sissoco Embalo fez entrar para o Governo da sua iniciativa, figuras e partidos que claramente estão do seu lado para a corrida a um segundo mandato presidencial.

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus