Guiné-Bissau: manifestações pró e contra o regime anuladas e cidadãos detidos

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Bissau – A polícia guineense impediu este sábado 27 de Julho a realização de duas manifestações, uma pró e outra contra o regime no poder, que estavam previstas em Bissau. 
Na Guiné-Bissau, duas manifestações estavam previstas para hoje, uma pró e outra contra o regime do país. Os apoiantes do regime pretendiam contestar a libertação de dois ex-governantes.

Já os opositores pretendiam protestar contra a dissolução do Parlamento e exigir a organização de eleições presidenciais ainda este ano

No entanto, a cidade de Bissau acordou com um forte dispositivo policial espalhado pelas ruas, sem sinais das duas manifestações anunciadas e sem Internet. 

As manifestações não tiveram lugar porque o próprio Ministro do Interior, Botche Candé, pediu às duas organizações para as cancelarem.

Assim, sendo não saíram às ruas de Bissau, nem a Plataforma Firkidja di Povo, apoiantes do Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló a um segundo mandato, nem a Frente Popular, que diz lutar pela restauração da democracia no país.

 

De acordo com a Liga Guineense dos Direitos Humanos, o Ministro do Interior comprometeu-se com a Frente Popular em como numa outra altura poderiam realizar a manifestação.

E teria sido na tentativa de explicar aos activistas que já estavam concentrados no Bairro de Ajuda, em Bissau, que a manifestação de hoje foi cancelada, que um grupo de pessoas foi detido pela polícia.

A Liga dos Direitos Humanos diz que seriam cerca de 10 pessoas e que estariam encarceradas na 2ª Esquadra de Bissau.

A Liga exige a libertação dessas pessoas e denuncia a acção musculada da polícia que logo pelas primeiras horas deste sábado ocupou todas as artérias e cruzamentos do centro e zonas de acesso à Bissau.

A Liga denuncia ainda o corte do serviço de internet de rede móvel, uma acção que diz ser na tentativa de silenciar os direitos dos cidadãos.

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2024
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus