Apesar de apelos à trégua, violência continua pelo 6° dia consecutivo no Sudão

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Pelo sexto dia consecutivo, as violências continuam no Sudão. Para além do balanço humano, o sindicato dos médicos do Sudão, refere que os hospitais da capital estão a sofrer sérios danos devido aos combates, à semelhança de quatro outros estabelecimentos situados em Al-Obeid, a 350 quilómetros da capital. Segundo esta fonte, "cerca de 70% dos hospitais em zona de combate não têm condições de funcionar".

No Darfur, no oeste do país, uma das regiões mais pobres do país, "a situação é catastrófica", segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, referindo que "há tantos pacientes que recebem tratamento deitados no chão porque simplesmente já não há camas suficientes".

Ainda ontem, tanto a ONU como os Estados Unidos reclamaram tréguas durante "pelo menos" os três dias do Aïd el-Fitr. A União Europeia também fez um apelo neste mesmo sentido, nomeadamente para conseguir evacuar por via terrestre os seus cerca de 1.500 cidadãos bloqueados no meio dos confrontos, uma vez que o aeroporto de Cartum está encerrado desde sábado.

Desde já os Estados Unidos anunciaram o envio de militares para a região no intuito de facilitar uma eventual evacuação das suas embaixadas e cidadãos. A Coreia do Sul e o Japão referem que vão enviar aviões.


De acordo com a ONU, 10 mil a 20 mil pessoas, sobretudo mulheres e crianças, fugiram das violências rumo ao vizinho Chade. Esta sexta-feira, a Organização Internacional para as Migrações anunciou a morte de um dos seus trabalhadores humanitários durante uma troca de tiros no sul da localidade de Al-Obeid.

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus