“Acreditamos que a cooperação económica e empresarial pode ser o factor dinamizador das relações entre os dois países, através de parcerias nos mais diversos sectores”, frisou.
José Maria Neves congratulou-se com os investimentos angolanos em Cabo Verde e a retoma dos protocolos assinados no sector da aviação civil.
Apontou como benéficas as negociações no domínio dos transportes aéreos, para uma parceria estratégica para a exploração conjunta de destinos, assim como a institucionalização de mecanismos de diálogo entre as agências de investimentos e exportações de Angola e de Cabo Verde, com vista a dinamizar os negócios.
“Creio existirem imensas possibilidades de Cabo Verde aproximar Angola à Africa Ocidental, para negócios nos mais variados domínios”, realçou. No plano multilateral, manifestou o interesse do seu país em continuar a aprofundar as vias e os meios para reforçar a concertação, no âmbito das organizações internacionais, regionais e sub-regionais.
Referiu que o seu país considera essencial a revitalização da Organização das Nações Unidas (ONU), passando pela reforma do seu Conselho de Segurança, a fim de conferir maior representatividade dos estados membros na tomada de decisões sobre paz e segurança internacionais.
Por outro lado, salientou que a operacionalização da Zona de Livre Comércio Africana é uma excelente oportunidade para o reforço da integração continental, garantia da recuperação das economias, após a pandemia da Covid-19, e o impulso ao comércio intra-africano, num mercado potencial de mil e 200 milhões de pessoas.
De igual modo, disse acreditar que a melhoria da mobilidade no espaço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) é essencial para o reforço dos laços identitários, económicos, culturais e científicos da organização.
Felicitou Angola pelos esforços para a estabilização da região dos Grandes Lagos e pelo projecto de elaboração da história sobre a luta de libertação dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Os presidentes de Angola, João Lourenço, e de Cabo Verde, José Maria Neves, reuniram-se, em privado, hoje, em Luanda, tendo abordado a cooperação bilateral.
A visita a Angola é a primeira de José Maria Neves ao exterior, desde que assumiu a chefia do Estado cabo-verdiano, em Novembro do ano transacto.
Na investidura de José Maria Neves, como quinto Presidente de Cabo Verde, desde a independência do país, a 5 de Julho de 1975, estiveram presentes dignitários de vários países, entre os quais o Presidente angolano, João Lourenço.
Fonte:da Redação e da angonoticias
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão