Para o partido, trata-se de manobras dilatórias por parte dos adversários no sentido de impedir a realização do décimo congresso. Entenda-se como adversários o elementos do atual poder político na Guiné-Bissau.
É a terceira vez que o PAIGC está a marcar uma data para a realização do congresso. Era para ter sido em Fevereiro e não aconteceu. Na altura, foi apontado que estava em vigor a restrição de circulação de pessoas devido ao estado de alerta sanitário por causa do coronavírus. O PAIGC disse que se tratava de uma medida no sentido de impedir o seu congresso já que outros partidos tinham realizado congressos mais ou menos no mesmo período.
Depois, o décimo congresso do PAIGC seria agendado para início de Março, mas uma providência cautelar interposta por um militante fez adiar a reunião magna. O PAIGC acha que se tratou de um militante que estaria a ser manipulado pelos adversários do partido.
Na reunião do Comité Central, que é o órgão máximo do PAIGC entre congressos, realizada na sexta-feira, ficou decidido que o congresso deve ter lugar entre 19 e 21 deste mês. Também vão ser repetidas todas as conferências de escolha de delegados ao congresso.
O líder do PAIGC, Domingos Simões Pereira, entende que esta será a única forma de desbloquear o congresso e acabar com o que diz serem manobras políticas e judiciais dos adversários.
Oiça aqui a reportagem de Mussa Baldé.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP