Porta-voz do Governo diz que ataque fez 11 mortos

Guiné-Bissau
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

em Conselho de Ministros, na presença do Presidente Umaro Sissoco Embaló; uma pessoa era polícia no grupo de insurgentes; e três civis. Fontes militares e médicas tinham, previamente, falado em, pelo menos, seis mortos e quatro feridos.

Fernando Vaz classificou o acto como “crime hediondo e inaudita tentativa de assassínio colectivo” de responsáveis do país, afirmando que o ataque foi “planeado com rigor” e teria contado com apoios de “pessoas com capacidade financeira”.

O porta-voz do Governo não deu mais pormenores sobre o assunto, mas falou na “robustez e meios armados” utilizados pelos agressores e disse que a intenção era “criar o caos, facilitar o caminho de imediato ao crime organizado internacional” para colocar em causa o trabalho de “refundação do Estado” em curso na Guiné-Bissau.

A tentativa de golpe foi condenada pela União Africana, pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, através da presidência angolana, pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pela França e por vários outros países.

Na terça-feira à noite, o Presidente guineense afirmou ter-se tratado de um “acto bem preparado e organizado” que poderá também estar ligado a “gente relacionada com o tráfico de droga”.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus