“Agora com esta guerra que está a acontecer na Ucrânia a situação está a piorar, o governo já tomou a decisão para brevemente poderemos anunciar mecanismos de estabilização de preços. Evitar que esta escalada de aumento de preços seja transmitida diretamente para os consumidores ou para as empresas. Estamos a trabalhar nos mecanismos, depois temos que mobilizar financiamento. Mas seguramente este é o caminho de estabilização de preços dentro daquilo que o país é capaz de comportar” disse o chefe do governo.
Por sua vez, o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva disse que as medidas de estabilização dos preços passam primeiro pela subsidiação.
“Tem a ver com a estratégia de estoque de segurança dos alimentos, sobretudo dos cereais. Estamos a falar da importação em condições mais abordáveis dos cereais, a questão do aumento da capacidade de estoque do país para os cereais, etc. Tudo isto muito combinado para que possamos que as medidas possam produzir efeitos”, explicou o ministro.
No mês passado, o Governo tinha anunciado que deixava de subsidiar o trigo e o milho com a estabilização da situação da pandemia da covid-19, mas volta agora atrás, após o aumento dos preços do trigo e do milho devido ao conflito na Ucrânia.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP