O chefe do executivo de Cabo Verde que representa o país na 6.ª Cimeira UE/UA, em Bruxelas, afirmou que tudo deve ser feito para evitar as situações de conflito. Ulisses Correia e Silva reagiu assim à saída das tropas francesas e internacionais do Mali.
“A segurança é um domínio crítico, não há desenvolvimento sem paz e segurança. Temos de fazer tudo para evitar situações de conflito”, garantiu.
A França e os seus aliados europeus anunciaram que vão retirar as suas tropas do Mali, após quase 10 anos de luta contra o terrorismo no país.
O chefe de Estado são-tomense lamentou a situação, sublinhando que “os actos terroristas não dignificam ninguém, nem nenhum país”. Carlos Vila Nova defende que “o diálogo e a diplomacia devem permanecer, ninguém ganha com os conflitos”.
De acordo com a declaração conjunta, assinada por Portugal, a luta pelo combate ao terrorismo vai prosseguir no Sahel com acções “no Níger e no Golfo da Guiné”. Neste momento estão a ser feitas consultas locais para chegar aos termos de entendimento sobre uma nova missão até Junho de 2022.
Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP