Comparativamente ao ano de 2015, houve uma redução de 11 crimes, informou neste domingo, o porta-voz do Comando-Geral da Polícia Nacional, subcomissário Orlando Paulo Bernardo, quando fazia o balanço da situação da segurança pública do dia 31 de Dezembro de 2016.
Luanda, a capital do país, liderou as estatísticas, com 32 delitos, mais 21 em relação ao ano de 2015, seguida do Moxico 8 (+4), Cunene 7 (+7) e Huíla 7 (-1).
Os menores índices de criminalidade registaram-se nas províncias do Bié 3 (-8), Benguela 4 (-6) e Uíge 1 (-6).
Neste período, a corporação procedeu ainda a apreensão de 11 armas de fogo e 39 plantas de liamba, bem como a recuperação de uma viatura Hundai Tucson, cor branca, matrícula Ld-14-31-FB, roubada neste período.
Em relação às tipicidades criminais preocupantes, a alta patente realçou um parricídio (filho matou a sua mãe), ocorrido na província do Moxico, município do Leua, bairro Dangereux, em lugar ermo, praticado por um cidadão de 21 anos, já detido, sendo vítima uma cidadã de 35 anos de idade.
A corporação registou igualmente cinco violações, quatro delas esclarecidas, das quais três a menores de 8, 11 e 16 anos de idade.
A primeira ocorreu às 03horas, em Luanda, município de Viana, bairro Mirú, em residência, praticada por um cidadão de 31 anos de idade (detido), a uma menor de 8 anos de idade, vizinha, quando o acusado escalou a janela da residência da mesma e forçou o coito.
A par disso, foram registadas três ameaças de morte com armas de fogo (Cazenga e Viana), 20 ofensas corporais, 29 roubos ocorridos maioritariamente em Luanda (13) e em Benguela (3).
Destes, destaca-se o roubo qualificado de 75 mil kwanzas e mil dólares norte-americanos, praticado por dois elementos, dos quais um detido, suposto soldado das FAA, na via pública, no bairro Mártires de Kifangondo, Distrito Urbano da Maianga.
Os marginais, a bordo de uma viatura Hundai Elantra, simularam efectuar câmbio de divisas. Na posse dos valores, puseram-se em fuga com a vítima (de nacionalidade maliana) no interior do veículo.
Em perseguição policial, foi detido um dos autores e o outro, na fuga, produziu disparo que atingiu um menor de 15 anos de idade.
Fonte:Angonoticias
Reditado para:Noticias do Stop 2016