Trata-se de Octávio Dala, Edson Pascoal, Claudio Leroy, Cesário Kakweya, João Nunda, Vitorino Wango, Noé Gomes, Lasalde Nunes e Valter João. Este último, sacerdote jesuita.
Oito pertencem à Arquidiocese de Luanda e um à companhia de Jesus.
A ordenação dos sacerdotes foi marcada com as celebrações dos 76 anos da Arquidiocese de Luanda, fundada em 1940, com a realização de uma missa de acção de graças assistida por centenas de fiéis.
O coordenador da actividade em alusão aos 76 anos da Arquidiocese de Luanda, padre Rufino Chitue, salientou que as celebrações mostram que se trata de uma caminhada madura da congregação numa igreja na capital do país.
Por esta razão, o padre salientou ser importante que se continue a cultivar no seio dos fiéis o amor ao próximo por forma a unir cada vez mais os cidadãos.
"Esta celebração marca o ponto culminante, de toda uma semana que desde domingo passado que nas paroquias começou-se a oração preparação espiritual no sentido de envolverem-se todos os fieis numa comunhão pronta com o arcebispo e todos aqueles que estão dentro desta grande família Arquidiocesana de Luanda", referiu.
Rufino Chitue pediu aos fiéis para se envolverem na grande comunhão de Luanda de modo a a se poder trabalhar para uma caminhada conjunta tanto a nível da liturgia, pastoral, como de todos os pontos que tocam o coração de cada fiel.
A ordenação dos nove presbíteros é o primeiro acto do género que acontece na história da Arquidiocese de Luanda.
A cerimónia contou com a presença de prelados católicos da Conferência Episcopal de Angola e São-Tomé (CEAST), com destaque para o cardeal Dom Alexandre Alexandre Nascimento e o bispo emérito da Diocese de Mbanza Congo, Dom Serafim Shingo ya Hombo.
Fonte:Angonoticias
Reditado para:Noticias Stop 2016