Suspensa venda de medicamento para tratamento de impotência sexual

A nota esclarece que até ao momento foram retirados do mercado 380 frascos até então comercializados a novecentos Kwanzas cada.

Angola
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor (INADEC), noticiou a ANGOP.

Trata-se de um frasco de 300 ml, contendo um líquido com a cor vermelho-escuro com tampa amarela retirado do mercado por ser impróprio para o consumo humano, segundo deliberações da inspecção provincial da saúde e do INADEX expressas num documento enviado à Angop, no Luena.

O medicamento, retirado dos dez estabelecimentos do Luena que estavam a comercializá-lo desde a segunda quinzena de Novembro último, apresenta ainda rotulagem em língua estrangeira, proibida a luz do artigo 20 da Lei 15/03 de 22 de Julho, Lei de Defesa do Consumidor.

A nota esclarece que até ao momento foram retirados do mercado 380 frascos até então comercializados a novecentos Kwanzas cada.   

“Constam igualmente dos motivos da retirada do “Asili Power” do mercado por ser produto psicotrópico, que deve ser apenas comercializado nas farmácias, mediante a receita médica e só para maiores de 18 anos de idade, além de estar isento nas classes de alvarás comerciais”, refere a mesma fonte.

A nota do Inadec recorda que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define produtos psicotrópicos como todas as substâncias psicoativas que agem directamente no sistema nervoso central (snc), e que produz notoriamente modificações comportamentais e causam dependência quando utilizadas de forma inadequadas, podendo originar parada cardiovascular, infarto no coração, cérebro ou outros órgãos.

A mesma notícia avança que as falhas eventuais de ereção podem acontecer a qualquer homem, mas quando ela não é adequada e repetir-se com frequência, as pessoas afectadas devem procurar ajuda de um médico, por ser um diagnóstico eminentemente clínico.   

“Alertamos a todos os consumidores a deixarem de usar o “Asili Power”, e os comerciantes a deixarem de venderem, o contrário, serão punidos de acordo o ponto dois do artigo 11º da Lei 15/03 de 22 de Julho”.

Importa realçar que para denúncias, o núcleo do Instituto Nacional de Defesa ao Consumidor (INADEC) no Moxico dispõe dos terminais telefónicos: 922150114 e 925939072

 

 

 

 

 

 

Fonte:Angonoticias

Reditado para:Noticias Stop 2016

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus