catequese, confissões e via-sacra, culminando com a grande celebração da santa missa no último dia da festa.A abertura oficial do evento acontece às 18 horas e vai ser presidida pelo bispo da Diocese de Viana, Dom Joaquim Ferreira Lopes, seguindo-se uma procissão de velas.
Antes, porém, se realiza a missa matinal pelas 7h00, a ser orientada pelo padre e reitor do Santuário, Albino Reyes. Às 9h30, acontece a celebração penitencial e às 15h00 a via-sacra. Amanhã, o programa começa com a reza do terço pelas 07h00 e às 9h00 o encerramento.
O padre Albino Reyes afirma que o santuário é um lugar de milagres. “São milhares de famílias que ao longo dos anos têm testemunhado a intercessão da Nossa Senhora da Muxima nas suas vidas”`, disse o reitor, considerando que Muxima representa tal como diz o nome, o coração de uma mãe para com os seus filhos.
“O povo cristão tem uma grande devoção à Maria, mãe de Jesus, uma devoção que lhe atribui nomes em todo o mundo. No Brasil, por exemplo, ela é Nossa Senhora da Aparecida, em Portugal, é Nossa Senhora de Fátima, em França, é Nossa Senhora da Lurdes, entre outros lugares. Sempre Maria, mãe de Jesus Cristo, o Salvador”, referiu. A administração da Quiçama garante apoio aos fiéis. Para o efeito, foram criados sete campos de acolhimento com cinco hectares, para um número considerável de fiéis.
Além disso, foram instalados reservatórios de água para o consumo e higiene. Pela vila, estão espalhados postos de assistência de primeiros socorros e de salvamento.
O porta-voz pela administração, Luís Domingos, disse que tudo está assegurado para o evento, que, além de carácter religioso tem também um pendor turístico muito grande. “As equipas de trabalho estão no terreno e as vias de acesso foram recuperadas”, garantiu. Um aparato policial foi montado na vila, para a fiscalização da via que dá acesso à Quiçama.
A peregrinação deste ano decorre sob o lema “Nossa Senhora da Muxima - mãe da misericórdia - rogai por nós”. A escolha do tema “Nossa Senhora da Muxima - mãe da misericórdia - rogai por nós”, enquadra-se no Ano da Misericórdia, o que vai permitir a cada cristão uma reflexão sobre as suas vidas e a das famílias.
Este ano, a peregrinação anual ao Santuário da Muxima conta com a participação de uma delegação da Diocese da Baía, do Brasil, e devotos de outros países, o que demonstra a dimensão internacional que o Santuário da Muxima está a tomar.
Fonte:Angonoticias
Reditado para:Noticias Stop 2016
Fotografias:Getty Images / Reuters